Sebrae dá dicas para oferecer um bom atendimento ao cliente

21 de dezembro de 2017

Com o aumento das vendas no final do ano, o bom atendimento pode ajudar a fidelizar o cliente durante o ano inteiro

Toda venda começa num bom atendimento. Por isso, nada mais importante do que pensar em melhorias quando o assunto é o primeiro contato da empresa com o cliente. Atender bem é uma arte e pode fazer com que o consumidor receba muito mais do que o esperado, se tornando um cliente fiel.

“O bom atendimento reflete não só na venda imediata, mas fideliza os clientes”, observa o técnico do Sebrae Bahia, Fabrício Barreto.

Confira abaixo quatro dicas que o especialista selecionou para desenvolver um bom atendimento e manter o cliente satisfeito:

Saiba ouvir
Nessa época do ano, o foco está nas vendas. Por isso, é tão importante saber ouvir o cliente. “Você deve saber qual a expectativa para oferecer a solução adequada”, explica Fabrício.

Conheça o produto ou serviço
Conhecer a fundo o produto ou serviço que está vendendo é de extrema importância. “Também é necessário conhecer a política da empresa”, destaca.

Tenha um diferencial
Chamar o cliente pelo nome é uma alternativa para personalizar o atendimento e conquistar o cliente. “Nunca julgue o cliente pela aparência e não tire o foco dele”.

Deixe o cliente à vontade
É importante se mostrar disponível, mas sempre deixando o cliente à vontade. “Às vezes, durante uma abordagem, a empresa acaba fazendo propaganda do concorrente, utilizando falas como ‘o produto dele é mais barato, mas o meu é melhor’. O ideal seria utilizar a chamada “metodologia spin”, que consiste em utilizar as perguntas certas para que o próprio cliente possa identificar a necessidade de comprar aquele produto ou serviço”, ressalta.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia