3 principais competências que empreendedores de sucesso precisam desenvolver

25 de janeiro de 2018

Durante minha jornada tenho conhecido diversas pessoas ávidas sobre o alvo de se tornarem empreendedoras, porém totalmente desconectadas das responsabilidades que a cercam diante de tão grandiosa missão. É importante que tenhamos em mente a concepção de que existem premissas básicas para construção sólida na jornada para o sucesso, esses pilares estão, também, fundamentos em desenvolvimento de competências do empreendedor.

Não é raro ver pessoas desejosas de crescer, com ideias maravilhosas e dispostas a empreender. Tão comum quanto é ver a utilização da palavra “risco” justificando o despreparo do empreendedor em competências chave para o sucesso nos negócios.

Embora existam diversas fontes fomentadoras de conhecimento em nosso país, boa parcela dos empreendedores não as utiliza para que tenham êxito em sua jornada. Instituições como SEBRAE, o portal Administradores.com e outras mais tem despertado e multiplicado capacitação através do conhecimento, e na maioria dos casos, dados e informações que vieram de empreendedores maduros e que já produziram resultados, fator que gera uma economia de tempo e aumento de índice de acerto para os que entenderem, absorverem e praticarem o que é compartilhado.

Estudos realizados por instituições como o SEBRAE apontam que entre os principais motivos de mortalidade das empresas está a falta de capacitação do empresário, que insiste em não se capacitar e consequentemente não promover boas praticas de gestão em seus negócios.

Diante dos fatos, compartilho aqui 3 principais competências que empreendedores de sucesso precisam desenvolver:

1 – Hábito de absorver conhecimento
O mercado é mais competitivo a cada dia, a velocidade e avanço de novas tecnologias e a disseminação de conhecimento para todos precisa provocar em nós: empreendedores, o desejo de crescer e absorver mais conhecimento.

Fechar as portas para o futuro ou trancar-se para métodos novos só colocará seus negócios em uma posição de risco. Por outro lado, achar que sabe de tudo e que ninguém pode te ensinar algo novo faz com seus olhos se fechem para a construção do saber.

É imprescindível criar hábitos saudáveis de leitura e crescer em conhecimento. Viajar e se relacionar com pessoas que pensam diferente podem ajudar bastante na sua mudança de mindset.

2 – Criar bons relacionamentos
Conheço empresário que acham que seu único problema é não ter dinheiro. Dai faço uma pergunta: – porque você não procura um banco? (pense nisso!).

Se relacionar e conectar-se com pessoas que podem te ajudar e que sabem, viveram mais experiências ou tiveram resultado é super importante, porém lembre-se que a vida é construída de bons vínculos, não se conecte com pessoas apenas por interesse, procure ser genuíno, porque em contrapartida dos empresários que citei anteriormente, existem outros que acham que sua solução é conhecer alguém influente e nada mais, daí sua vida mudará do dia para a noite. Cuidado com essa mentalidade!

Não queira construções sólidas em bases pouco confiáveis, se conecte, se importe e faça a diferença na vida das pessoas. O Rafa Prado, um grande companheiro de negócios e Best-seller do livro “100 Graus – O ponto de ebulição do sucesso”, uma grande referência do empreendedorismo brasileiro, me disse uma frase que até hoje tem me marcado:

“Quer se tornar rico? – Faça os outros ricos!” .

3 – Persistência
Conheço diversos empreendedores que em sua jornada inicial defendem seus projetos e sonhos e após determinado período desanimam e acabam culpando tudo e todos do seu fracasso e falta de desenvolvimento.

Aprenda a ser constante em sua missão, alvo e tarefas. Torne-se fiel a causa que uniu pessoas a sua volta e faça com que se comprometam com o projeto que nasceu em seu coração primeiro.

Se os passos anteriores estiverem bem fundamentados, seja firme e avance. Sua jornada sempre estará iniciando porque sempre ocorrerão mudanças e você precisará se reinventar. Esse é o bom desafio do empreendedor!

Fonte: Administradores.com.br