Oficinas orientam MEI sobre Declaração Anual e mudanças no Simples Nacional

26 de janeiro de 2018

As atividades são gratuitas e acontecem de segunda a quinta, nos pontos de atendimento do Sebrae em Vitória da Conquista, Jequié, Guanambi, Itapetinga e Brumado

Os Microempreendedores Individuais (MEI) da Região Sudoeste têm a oportunidade de participar, em todos os pontos de atendimento do Sebrae na região, de oficinas sobre as principais mudanças que ocorreram para o MEI no ano de 2018. As atividades acontecem de segunda a quinta-feira, em dois turnos: Pela manhã, começando às 9h e, à tarde, a partir das 14h. A programação segue até o dia 31 de maio, quando termina o prazo para entrega da Declaração Anual de Faturamento do MEI. 

O Sebrae em Vitória da Conquista fica na Rua Cel. Gugé, 221, Centro. Já o ponto de atendimento do Sebrae em Jequié está localizado na Praça Rui Barbosa, 18, Centro. Em Guanambi, o Sebrae fica na Av. Barão do Rio Branco, 292, Centro; em Itapetinga, na Rua 2 Julho, 34 A, Centro; e em Brumado, na Rua Mal. Deodoro da Fonseca, 89, Centro.

Logo após o término da oficina, o empreendedor é encaminhado ao atendimento da instituição para realizar a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN – SIMEI), quando já irá receber os boletos de pagamento das mensalidades do ano de 2018.

Todo MEI tem a obrigação de realizar a Declaração Anual à Receita Federal, onde deve constar a receita anual bruta, incluindo todas as vendas feitas ao longo do ano anterior, e se houve contratação de funcionário no período. O MEI deve comparecer aos pontos de atendimento do Sebrae portando o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e a relação de faturamento do ano de 2017.

Para a gerente regional do Sebrae na região, Josinete Viana, a estratégia de realização da oficina, combinada com a declaração, tem proporcionado mais agilidade no atendimento ao empresário. “Vamos conseguir ampliar bastante a capacidade de atendimentos por dia, pois fazemos uma triagem nas oficinas e realizamos uma orientação prévia para o empresário.  Então, ele já terá todas as informações necessárias para fazer a declaração com mais rapidez quando chegar ao atendimento”, explica a gerente.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia