Nota de Pesar pelo falecimento do sr. Anacleto Liberal Batista

26 de fevereiro de 2018

Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória da Conquista e seus associados manifestam profundo pesar pelo falecimento do Sr. Anacleto Liberal Batista, aos 84 anos, proprietário da loja de artefatos de couro Lembrança da Bahia, empresa tradicional do comércio da cidade, localizada atualmente na Rua do Triunfo.

O velório está sendo realizado no Salão Nobre da Pax Nacional [ao lado da Capelinha do São Vicente] e sepultamento previsto para 11 horas desta segunda-feira (26), no Cemitério da Saudade.

A CDL  se solidariza com os familiares e amigos neste momento.

Seu Anacleto participou de uma matéria realizada pela CDL em 2014 sobre “empreendedores na terceira idade”. Reproduzimos a matéria abaixo como homenagem a um dos nossos mais antigos associados.

Empreendedores na terceira idade: Anacleto Liberal Batista, 79 anos – proprietário da loja Lembrança da Bahia

17 de Janeiro de 2014
Esta semana, o site da CDL vai apresentar cinco empresários do comércio de Conquista que já passaram dos 60 anos de idade e continuam ativos, trabalhando diariamente.
A vitalidade com que estes empresários desempenham as atividades cotidianas é notável, uma lição para os mais jovens, provando que a idade nada mais é que um número.
Aqui, eles mostram que o tempo é um aliado, compartilham valiosas experiências adquiridas e falam dos altos e baixos de ter o próprio negócio, com a autoridade de quem superou décadas de trabalho árduo, dedicados ao comércio.

EMPREENDEDOR DO DIA: Anacleto Liberal Batista, 79 anos, proprietário da loja Lembrança da Bahia

Anacleto Liberal Batista, 79 anos, proprietário da loja Lembrança da Bahia

Há 55 anos trabalhando no comércio, seu Anacleto aprendeu a profissão de “negociante” com seu pai, mas o primeiro emprego no comércio foi com seu irmão Agenor. Depois resolvi colocar meu próprio comércio de artefatos de couro e produtos variados, o mesmo que tenho até hoje.

O sustento da família sempre foi do comércio.  Já era negociante desde quando era solteiro, mas quando me casei, as responsabilidades aumentaram por causa da família.

Com a voz pausada e calma, seu Anacleto revela que, apesar dos altos e baixos do comércio, as maiores dificuldades enfrentadas foram as perdas familiares. A morte de dois filhos me abalou muito, e também de meu irmão Adalberto, que era dono da Dominante, pois nós éramos muito apegados. E em seguida foi a minha irmã. Estas perdas familiares foram as maiores dificuldades que enfrentei.

Com toda a sua experiência, o conselho que seu Anacleto dá para quem deseja começar um negócio é: “Pense bastante antes de começar. O comércio não é tão fácil quanto se pensa”.