O Brasil registrou um aumento de 34% no número de mulheres empreendedoras, entre 2001 e 2014, como revela a pesquisa Donos de Negócios – Análise por Gênero 2015, elaborada pelo Sebrae com dados da Pnad/IBGE de 2014. Em 2014, eram 7,9 milhões as empresárias em atuação no mercado e, desse total, 98,5% como donas de Micro e Pequenas Empresas (MPE).
Momento favorável
O cenário é positivo para quem deseja empreender, mas é preciso estar atenta a algumas iniciativas que vão aumentar as chances de ter um negócio bem sucedido. De acordo com a gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae Bahia, Fernanda Gretz, é fundamental que a empreendedora avalie a oportunidade de negócio, a localização da empresa, o segmento em que deseja atuar, os potenciais clientes, dentre outros aspectos. “Começar pela elaboração de um Modelo de Negócios, utilizando a metodologia Canvas, por exemplo, já é ótima iniciativa para verificar antecipadamente como será o negócio na prática e prever algumas dificuldades que somente encontraria após a empresa funcionando”, detalha.
A gerente lembra que o Sebrae disponibiliza soluções para fomentar o empreendedorismo. “Para quem deseja iniciar um negócio, temos a Sexta da Oportunidade, na qual temos, por exemplo, Oficinas sobre o Modelo de Negócios Canvas às sextas-feiras”, revela. Fernanda cita ainda a ferramenta gratuita Radar Sebrae, disponível no site www.radarsebrae.com.br e também por aplicativo (iOS e Android). “Por meio dela, é possível identificar quais os melhores pontos para localização do negócio, além de indicar algumas ideias para os potenciais empresários iniciarem em determinadas localidades”, completa.
Agência Sebrae de Notícias