Planeje-se para os próximos feriados: curta muito e gaste pouco!

18 de abril de 2018

Feriado é a oportunidade ideal para sair da rotina – e você não precisa estourar o orçamento para isso!

Desde o ano passado, a empresária Maria Cláudia Lins aproveita os feriados para conhecer uma cidade do Brasil com o namorado. “Para cada viagem, nos planejamos com, pelo menos, 6 meses de antecedência. Dessa forma, não acumulamos dívidas no cartão de crédito”, conta.

Já a administradora Natália Santos aproveita esses momentos para frequentar pontos turísticos e culturais de São Paulo, cidade onde mora. “Muitos turistas conhecem mais minha cidade do que eu. Por isso, desde 2016, tenho aproveitado os feriados para levar meus filhos – e conhecer – locais bacanas de nossa cidade. É incrível a quantidade de coisas que temos para fazer aqui. Muitas atividades são gratuitas e nem ficamos sabendo”, diz ela, que planeja com antecedência seus passeios, garantindo ingressos grátis para a família toda em peças, shows e eventos culturais da cidade em datas comemorativas.

Independentemente de viajar ou ficar em casa, a palavra mágica que possibilita curtir todos os feriado sem entrar no vermelho é planejamento. Tanto Natália quanto Maria Cláudia aprenderam essa lição e, agora, conseguem curtir seus momentos de descanso fazendo o que amam, sem prejudicar o bolso.

Aprenda você também!

Só em 2018, serão 12 feriados nacionais, sem contar os regionais, emendas e pontos facultativos. É bastante tempo para curtir a vida com a família, em casa ou viajando. “O quanto antes você puder se organizar para essas datas, melhor”, aconselha José Vignoli, educador financeiro do Portal Meu Bolso Feliz.

Lembre-se também não existe obrigação de viajar nos feriados – é possível se divertir e sair da rotina sem sair da cidade.

Como economizar em suas viagens de feriados

1- Você pode buscar ofertas válidas para feriados em sites de compras, como Peixe UrbanoHotel Urbano e Groupon. Muitos hotéis disponibilizam diárias com bons preços. Não se esqueça de verificar nas regras da promoção se ela engloba o feriado que você quer viajar. Para se certificar, vale ligar no hotel antes de comprar.

2- Saiba ainda que em alguns feriados, como Natal, Ano Novo e Carnaval, os preços das passagens e de diárias em hotéis costumam se elevar ainda mais do que nos demais feriados. Por isso, planeje essas datas para ficar em casa. E, caso ainda assim resolva viajar, se programe com a maior antecedência possível – dessa forma é possível economizar.

3- Após definir a cidade de destino, veja também nos sites de compras coletivas, ofertas de restaurantes próximos. Antes de comprar, olhe no mapa se o local é perto do hotel ou casa que você irá se hospedar. Assim, você diminui custos com deslocamento.

4- Se deixar para a última hora, ficará muito mais caro viajar de avião. Nessas horas, ônibus ou carro são mais vantajosos. Escolha o carro de preferência se tiver, no mínimo, 4 pessoas. Dessa forma, você rateia as despesas, como pedágios e combustível e fica bem barato para cada uma.

5- Se vai viajar em grupo, lembre-se de planejar os passeios com a galera antes. Não tenha receito em opinar e sugerir passeios mais baratos. “O roteiro tem que se enquadrar no seu orçamento. Se o resto dos seus companheiros de viagem está planejando gastar muito além do que suas finanças permitem, talvez não seja o melhor momento para viajar com esse grupo específico”, observa Vignoli.

6- Fazer um bate e volta para uma cidade vizinha também pode ser uma boa opção, em que você viaja, mas não gasta com hotel. Se você não tem carro, pode buscar por plataformas de compartilhamento de veículos, como a Parpe. A diária, geralmente, sai mais barata do que alugar um carro da maneira convencional, pois já inclui o seguro e, muitas vezes, cadeirinha de criança. “Só não se esqueça de pesquisar a reputação de quem vai prestar o serviço. Assim, o barato não sai caro”, orienta o educador financeiro.

7- Para encontrar o hotel mais barato, use sites de comparação de preços, como o Trivago ou o Skyscanner. Esse último também lhe permite encontrar as melhores passagens aéreas e economizar.

8- Cuidado com hotéis all inclusive, aqueles que oferecem todas as refeições incluídas no preço da diária. Muitas vezes, eles acabam não compensando. “Uma vez, viajei para um hotel all inclusive no nordeste e percebi que os horários dos retornos dos passeios não batiam com os do almoço. Dessa maneira, não almoçava, apenas petiscava, o que acabou não compensando o gasto que tive”, conta a médica Rebeca Soares. “É preciso entender que os all inclusives têm suas regras e nem sempre o que é servido é o que você imagina”, completa Vignoli.

9- Muitas vezes, compensa ficar em um hotel mais barato e usar o day use em hotéis mais caros. É um serviço que muitos hotéis já disponibilizam para não hóspedes, em que você paga uma taxa e pode usar piscina, sauna, restaurante e demais áreas de lazer por um dia inteiro.

10- O ideal é que, mesmo em viagens, você anote seus gastos no fim do dia, para não perder o controle de seu orçamento. Se for impossível, fixe um teto por dia e gaste apenas esse valor. “Se, em viagens, você usa o cartão de crédito sem limites, uma boa ideia é ter dinheiro na mão. Assim, você leva consigo apenas o quanto pode gastar, e terá noção de quando ele está acabando, para não se complicar”, aconselha.

Quer mais dicas sobre como gastar pouco em feriados? Aprenda a viajar sem gastar muito.

Como se divertir em feriados sem sair da sua cidade

1- Faça suas compras para o feriado com antecedência. “Faça uma lista e se planeje com antecedência, assim poderá ir ao supermercado uma única vez, afinal, o feriado é para descansar e curtir e isso não se faz dentro de um supermercado, muitas vezes, lotado”, sugere Vignoli.

2- Planeje ainda as refeições que fará fora de casa. Se possível, reserve restaurantes com vouchers de compras coletivas ou usando aplicativos que permitam ganhar descontos, como o Primeira Mesa.

3- Cultura também pode ser diversão. Geralmente, as cidades se preparam para feriados com peças, exposições e shows gratuitos para a população. Acesse o site da prefeitura de sua cidade para saber as opções. “Mesmo fora dos grandes centros, é possível pesquisar atrações nas cidades vizinhas, muitas com lugares interessantes de se conhecer”, orienta o especialista.

4- Use a criatividade para sair da rotina. Aproveite a cidade mais vazia para andar de patins no parque, fazer caminhadas, levar as crianças ao parquinho, sair de bike com a família, visitar museus, fazer um piquenique, marcar um cinema em casa ou uma maratona de séries com os amigos. Há opções de passeios para todos os gostos.

5- Muitos clubes oferecem opção de day use. Basta chegar e pagar a taxa necessária para usar a piscina, o solarium e demais áreas de lazer.

6- Aproveite para ganhar uma grana extra sem ter muito trabalho. Por exemplo, se for ficar na cidade e não for usar seu carro, você pode anunciá-lo em plataformas de compartilhamento (para alugar por dia), receber um hóspede em casa pelo Airbnb ou ainda receber um hóspede canino pelo Dog Hero.

7- Organize suas pendências. Faça as coisas que sempre diz que vai fazer, mas nunca tem tempo, como montar playlists, organizar os armários ou dar banho no pet (e já economize com pet shop)!

Fonte: meubolsofeliz.com.br