Caav dá inicio ao Julho Amarelo – Campanha de Combate às Hepatites Virais

16 de julho de 2018

O Centro de Atenção e Apoio a Vida (Caav), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à Campanha de Combate às Hepatites Virais. A mobilização, intitulada “Julho Amarelo”, vai até o fim do mês e faz parte da campanha anual do Ministério da Saúde com o objetivo de alertar a população quanto à doença, as formas de contágio, medidas de prevenção e tratamento.

Segundo a coordenadora do CAAV, Riviane Santana, para celebrar o “Julho Amarelo”, serão realizadas várias atividades do Caav no município. O ponto alto da campanha acontece no fim do mês: “Teremos a semana municipal entre os dias 23 e 27, com a montagem de um estande na porta do Caav”, explicou. No estande, além da distribuição de material informativo, será realizada a testagem rápida para hepatites B e C.

O mês de julho é dedicado à campanha porque o dia 28 de julho é o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. A data foi instituída em 2010 pela Organização Mundial de Saúde e, desde então, Vitória da Conquista participa da promoção de ações de prevenção, controle e enfrentamento da doença. Uma oportunidade de realizar a conscientização, a educação e melhorar a compreensão da hepatite viral como sério problema de saúde mundial.

Sobre a Hepatite – A coordenadora do Caav explica que hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus que apresentam características epidemiológicas, clínicas e laboratoriais distintas, possuem distribuição universal e observam-se diferenças regionais na ocorrência e magnitude destas em todo mundo,variando de acordo com o agente etiológico. Riviane Santana informou que “o Ministério da Saúde estima que existam 1,7 milhões de brasileiros portadores do vírus da hepatite C e 756 mil portadores do vírus da hepatite B, sendo que muitos não sabem que têm estes vírus”. Por isso ela ressaltou a importância da campanha: “Saber se tem a doença é o grande desafio. Por isso a recomendação da imunização e a realização dos testes para as hepatites B e C, com o objetivo de fazer o diagnóstico o mais precocemente”.

Em todas as unidades de saúde do município, durante o Julho Amarelo, haverá distribuição de material educativo e informações sobre as Hepatites, prevenção, como detectar e como tratar a doença. O teste para detectar a doença é oferecido gratuitamente no Caav, que fica na Praça João Gonçalves, s/n, no Centro de Vitória da Conquista, próximo à Prefeitura. Além da testagem, os profissionais realizam todo o encaminhamento necessário para os casos em que a hepatite for detectada.

Fonte: PMVC