Sebrae apresenta projeto para dar mais visibilidade à produção de biscoito caseiro

21 de julho de 2018

Programação contou com a presença de produtores de biscoito da região de Vitória da Conquista que aderiram ao projeto

O Dia Nacional do Biscoito, 20 de julho, foi comemorado em Vitória da Conquista com bastante entusiasmo por produtores e consumidores. Dois eventos realizados pelo Sebrae, junto com os parceiros do Projeto Biscoito Caseiro, marcaram a celebração da data deste produto típico pela primeira vez na cidade.

No primeiro encontro, na noite do dia 19, no Hotel Íbis, foi apresentado o projeto para empresários do segmento de biscoito caseiro do município. Lia Rebouças, proprietária dos Biscoitos Liloca, presente no evento, revela que há muito tempo os empresários têm pleiteado por esse reconhecimento do produto. “Esse projeto tem um foco na região e está bem estruturado e organizado. Acredito que vai dar certo”.

Para proprietária dos Biscoitos Tapioca, Sonete Oliveira, a apresentação do Projeto Biscoito Caseiro mostrou que o produto típico poderá ter o reconhecimento almejado trazendo visibilidade e bons negócios para a região. “O encontro foi proveitoso e mostrou um projeto que realmente tem viabilidade de aplicação e retorno”, avalia.

O encontro desta sexta-feira, 20, Dia do Biscoito, aconteceu na feira da Ceasa, local onde há maior concentração de produtores e vendedores do produto. A programação ficou por conta do músico e radialista Jânio Arapiranga, que atraiu o público tocando um repertório de moda de viola. Após a apresentação do artista, houve um bate papo com os presentes sobre o Projeto Biscoito Caseiro e o compartilhamento de experiências.

Dona Elita da Silva, proprietária da fábrica Biscoitos Condeúba, na cidade de Condeúba, veio a Vitória da Conquista especialmente para participar da programação do Dia do Biscoito. “Vejo o projeto como a abertura da porta que eu não conseguia abrir sozinha, mesmo com 40 anos de trabalho, produzindo um excelente biscoito. Esse projeto é a forma que eu vejo de conquista outros mercados, em outras regiões. É uma quebra de barreiras para nós, produtores de biscoito”.

A gerente regional do Sebrae em Vitória da Conquista, Josinete Viana, avalia os eventos como o marco inicial para a divulgação do projeto para os produtores de biscoito. “Hoje mostramos a esse empresário qual é a nossa proposta e o que queremos alcançar como resultado. Houve adesão de vários empresários, e isso mostra que estamos no caminho certo”.

Ela destaca que houve um momento de planejamento com parceiros do projeto. “Na sequência, vamos entender quais são as necessidades desses empresários e de que forma podemos apoia-los”, finaliza.

Projeto Biscoito Caseiro

O Projeto Biscoito Caseiro visa incentivar e fortalecer toda a cadeia produtiva do biscoito caseiro, produto típico de Vitória da Conquista e cidades circunvizinhas, bem como gerar negócios e promover as cidades da microrregião. O projeto tem, ainda, o objetivo de fazer com que a microrregião de Vitória da Conquista seja uma referência nacional em biscoito caseiro, e adquira o selo de Indicação Geográfica , conferido a produtos ou serviços característicos de um local, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

O Projeto Biscoito Caseiro é uma iniciativa do Sebrae e do Movimento Pró-Conquistas, e conta com a participação da Alfam Consultoria, Associação Comercial e Industrial de Vitória da Conquista, Associação Comercial e Industrial de Jequié, Associação das Indústrias de Vitória da Conquista, BNB – Banco do Nordeste, Câmara Municipal de Condeúba, Câmara Municipal de Vitória da Conquista, CAIXA, Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória da Conquista, Chalé dos Biscoitos, Conquista Sul Shopping, Crediamigo, Crediconquista, Desenbahia, Efetiva Tecnologia, FAINOR – Faculdade Independente do Nordeste, Fieb – Federação das Indústrias do Estado da Bahia, FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências, Íbis HOTEL, ÍBIS Styles, IFBA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, Prefeitura Municipal de Condeúba, Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Sesi – Serviço Social da Indústria, Teiú Indústria e Comércio, TV Sudoeste e Uninassau.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia