Agosto Dourado conscientiza sobre a importância do aleitamento materno

1 de agosto de 2018

Banco de Leite do Esaú Matos realiza programação especial ao longo do mês

 

Desde 2017, o mês de agosto ganhou o dourado como nova cor. Trata-se de uma referência ao alimento considerado padrão ouro para a promoção da saúde infantil: o leite materno. Segundo o Ministério da Saúde, o aleitamento materno pode evitar 13% das mortes em crianças menores de 5 anos por causas que poderiam ser prevenidas.

Por isso é que, ao longo deste mês, em todo o país, são realizadas ações para discutir e incentivar que o bebê seja alimentado exclusivamente com o leite materno nos seis primeiros meses de vida. Em Vitória da Conquista, as atividades de conscientização sobre a amamentação serão realizadas pelo Banco de Leite do Hospital Municipal Esaú Matos.

Com o tema “Amamentação é a base da vida”, a programação será aberta no dia 3 de agosto, com uma ação informativa em um estande montado no Shopping Conquista Sul. Além de receber informações sobre o aleitamento materno no local, as mães poderão, até o dia 5, participar de oficinas e prestigiar a exposição fotográfica “Amor em Fotos”, feita com os bebês da UTI do Esaú Matos.

Já entre os dias 7 e 9, das 8h às 16h, uma equipe do Banco de Leite segue para o distrito de Cercadinho. Na ocasião, será realizada a ação “Educando as futuras gerações para o aleitamento materno”, com oficinas de cordel a respeito do tema para crianças da localidade. A atividade é uma parceria com o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) da Uesb, e o resultado das oficinas será apresentado no dia 22.

Entre os dias 21 e 23, será a vez dos colaboradores da Fundação de Saúde serem envolvidos na programação, com o Treinamento da Iniciativa Hospital Amigo da Criança. Eles receberão informações quanto ao incentivo da prática da amamentação e à divulgação dos 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, no dia a dia do hospital.

Encerrando a programação, no dia 25 de agosto, acontece “A Hora do Mamaço em Vitória da Conquista”, das 9h às 13h, na Praça Tancredo Neves. O objetivo é sensibilizar a sociedade a respeito da importância e do apoio para o ato de amamentar em qualquer local, seja ele de uso público ou privado. Na programação estão serviços de saúde, como aferição da glicemia, além de pinturas nas barrigas das gestantes, entre outros.

Ainda como parte do “Agosto Dourado”, a UTI Neonatal terá rodas de conversa, às quartas-feiras, e oficinas sobre amamentação. Além disso, discussões sobre o tema serão realizadas com as gestantes do ambulatório do Pré-Natal de Alto Risco (PNAR).

O “Agosto Dourado” ocorre com o apoio da Prefeitura Municipal, Corpo de Bombeiros, Proler Uesb, Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Grupo de Apoio ao Parto Humanizado e à Maternidade Ativa – Cirandeiras, Semente Boa, Star Collor, Shopping Conquista Sul, Amor em Fotos, Foto Ar e Humm Doces.

Fonte: PMVC