Prefeitura inicia implantação do Parque Ambiental

20 de agosto de 2018

Mais de 100 mudas de Ypês já foram plantadas na área próxima às margens do Rio Verruga

Por meio do Decreto nº 18.720, de 25 de junho de 2018, a Prefeitura Municipal instituiu a criação do Parque Ambiental. A área compreende o entorno do Rio Verruga, que vai desde o trecho da Avenida Bartolomeu de Gusmão até o Anel Viário. A medida tem como principal objetivo a preservação dos ecossistemas naturais de relevância ecológica para o município.

A mobilização para implantação do Parque já começou. Na região da Avenida Bartolomeu de Gusmão, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) já plantou mais de 100 mudas de Ypês nas margens do Rio Verruga. “Agora, estamos trabalhando em forma de pomares. Vamos plantar mudas frutíferas e vamos dar continuidade a outras espécies nativas nossa da região, de preferência que se adaptam ao clima e solo de Vitória da Conquista”, revela a secretária, Luzia Oliveira.

Além disso, o local foi contemplado com a implantação de um jardim. A área verde tem atraído a atenção da população, que já passou a frequentar o local. Logo atrás, a Semma está implantando um Ecoponto – espaço que será destinado ao encontro de pessoas da comunidade, profissionais da área ambiental e estudantes, para estudos e discussões sobre ações de revitalização do Rio Verruga.

“O Ecoponto será um espaço onde distribuiremos mudas e plantaremos em torno de toda essa área, cujo objetivo é a preservação do rio. Já contatamos várias universidades, pessoal ligado à área de ecossistemas, biologia e estudo de águas. Eles estão interessados em fazer esse estudo e fazer com que esse rio se torne aparente, despoluído e limpo, e que a cidade venha a conhecer realmente o potencial desse rio”, explica Luzia.

O Rio Verruga nasce na Serra do Periperi, mais precisamente dentro do Poço Escuro. Ele percorre toda a cidade de forma subterrânea, e aflora à superfície na Avenida Bartolomeu de Gusmão. Toda a região das margens do Rio foi transformada em Área de Preservação Ambiental (APP) pela Prefeitura, que tem demonstrado preocupação e iniciativa em prol da preservação ambiental da cidade.