Aberto I Simpósio Sobre Políticas Públicas e o Cuidado das Doenças Crônicas Não Transmissíveis

26 de outubro de 2018

Na noite desta quarta-feira (24), foi realizada a abertura do I Simpósio Sobre Políticas Públicas e o Cuidado das Doenças Crônicas Não Transmissíveis. O evento acontece no auditório do Polo de Educação Permanente no Centro Municipal de Atenção Especializada (CEMAE) e reúnem profissionais e estudantes da área de Saúde.

A proposta do simpósio é promover a consolidação de uma linha de cuidado no Município através do debate, além da organização do cuidado da rede de atenção primária em saúde na prevenção e recuperação de doenças e agravos não transmissíveis (DANTs), com foco na Síndrome Metabólica.

Na fala de abertura, o secretário municipal de Saúde, José Raimundo Fernandes, representando o prefeito municipal, declarou: “O Município visa sempre valorizar a educação permanente, a qualificação dos profissionais da área de saúde e esse simpósio é um evento que tem essa pretensão de qualificar os profissionais da cidade e auxiliar outros municípios“. Na oportunidade, o secretário elogiou o empenho da coordenadora municipal de Vigilância Nutricional, Jaqueline Kluge, na realização do evento que traz convidados de várias partes do país para abordar o que há de mais recente no cuidado de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

Um desses palestrantes é a consultora técnica da Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção de Saúde da Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde, Regina Rodrigues Moraes. Ela é nutricionista e doutora em Fisiologia pela Universidade de São Paulo. A conferencista falou do prazer de retornar à cidade: “Eu estou muito feliz, muito honrada por estar em Conquista e agradecida a Secretaria Municipal de Saúde por ter nos convidado para conversarmos um pouco com os profissionais de saúde e os estudantes da importância das doenças crônicas não transmissíveis – os cânceres, as doenças respiratórias crônicas, as doenças cardiovasculares e o diabetes mellitus“.

Segundo Regina, é a vigilância que permite planejar as ações para serem implementadas no Município: “Precisamos conhecer melhor o município, as diferenças existentes nas regiões do Município para podermos responder a este grande desafio que são as doenças crônicas não transmissíveis. E eu espero que Vitória da Conquista possa estar implementando essas políticas para que ela dê um salto de qualidade a sua população”, concluiu.

A agente de Endemias, Ivanete Mendes, veio para abertura do I Simpósio e pretende voltar na quinta (25) e sexta-feira (26) para participar das demais discussões. “Dou palestras nas escolas e empresas e trabalho de conscientização nas ruas sobre o combate ao Aedes aegypti e pra gente tudo relacionado à saúde é importante. Conhecer as doenças e quais os cuidados que a gente deve ter é enriquecedor para o funcionário que trabalha diretamente com o público, pois sempre surge uma pergunta e temos que ter a resposta”, comentou a participante. 

Programação: http://www.pmvc.ba.gov.br/wp-content/uploads/Programacao_simposio.pdf