A CDL parabeniza a nossa cidade pelos 178 anos!

7 de novembro de 2018

9 de Novembro – Aniversário de Vitória da Conquista.

A Joia do Sertão Baiano completa 178 anos

Vitória da Conquista a joia do sertão baiano. Sua população, conforme o IBGE, em 2018 é de 338.885 habitantes, o que faz dela a terceira maior cidade do estado, atrás de Salvador e Feira de Santana, e a quarta do interior do Nordeste. Atrás de Feira de Santana, Campina Grande e Caruaru. Possui um dos PIBs que mais crescem no interior desta região. É a capital regional de uma área que abrange aproximadamente oitenta municípios na Bahia e dezesseis no norte de Minas Gerais. Tem uma altitude média de 923 metros nas escadarias da Igreja Matriz, atingindo os 1.100 metros nas partes mais altas. Possui uma área de 3.204,257 km².

Vitória da Conquista, uma das principais cidades da Bahia, completa 178 anos de emancipação política, nesta sexta-feira. E vamos aqui relembrar  como a nossa cidade foi demonstrando ao longo do tempo seu talento para o empreendedorismo.

O Arraial da Conquista foi fundado em 1783 pelo sertanista português João Gonçalves da Costa. Através da Lei Provincial N.º 124, de 19 de maio de 1840, o Arraial da Conquista foi elevado a Vila e Freguesia, passando a se denominar Imperial Vila da Vitória, com território desmembrado do município de Caetité, verificando-se sua instalação em 9 de novembro do mesmo ano. Finalmente, em dezembro de 1943, através da Lei Estadual N.º 141, o nome do Município é modificado para Vitória da Conquista.

A localização geográfica de Conquista é favorável ao comércio e nossa cidade se tornou conhecida em outras regiões do Estado.  Em 1920, Conquista já era considerada uma cidade grande. Dezesseis distritos foram integrados à sede. O comércio se destacou principalmente na venda de produtos agrícolas e pecuários, não só para a população local, mas para os moradores de outros municípios. Em troca, os conquistenses compravam dos tropeiros tecidos, perfumes e novidades vindas da Europa.

A partir de 1940 o comércio começou a ocupar um lugar de grande destaque na economia local. Em função de sua privilegiada localização geográfica, com a abertura da estrada Rio-Bahia (atual BR-116) e da estrada Ilhéus-Lapa, o município pode integrar-se às outras regiões do estado e ao restante do país; e logo passou a polarizar quase uma centena de municípios do centro-sul da Bahia e norte de Minas.

Muito conhecida pelo frio, sua altitude é de 923 metros acima do nível do mar podendo atingir mais de 1.000 metros nos bairros mais altos. Por não ter geadas, Conquista e municípios próximos obtiveram sucesso no plantio e se tornaram grandes produtores de café. No fim da década de 80, o município alterou suas características e passou a se destacar também no polo de serviços.

Em 1980 foi criada a UESB. E hoje a cidade se destaca por possuir um setor educacional privilegiado, com várias instituições de ensino privado e 3 públicas UFBA , IFBA, UESB , o que a consagra como um importante polo de educação superior com cerca de 12 mil universitário.

A cidade também conta com um setor de saúde público e privado muito bem estruturado, tendo vários hospitais privados, uma Santa Casa e dois hospitais públicos. A rede de clinicas e consultórios é muito ampla e de excelente qualidade.

O comércio é forte e dinâmico, há aproximadamente, 8.500 estabelecimentos comerciais com cadastros ativos e ainda 14 mil microempreenderes individuais (nos setores de comércio e serviços). O ramo de vestuário, calçado e assessórios são em maior número, seguidos de  cosméticos e eletroeletrônicos. Existe também uma grande número de empresas como no ramo atacadista, com a presença de grandes grupos. Possui dois grandes shoppings centers.

O pujante comércio abrange todo o centro-sul da Bahia além do norte de Minas Gerais, atendendo 82 municípios e influenciando uma população aproximada de 2 milhões de pessoas. Com base em dados do IBGE, Conquista se destaca como uma das 48 cidades médias, acima de 200 mil habitantes, que se desenvolve mais rapidamente do que a média nacional.

Terra das rosas, Suíça Baiana, onde o comércio é forte e o povo acolhedor. Conquista joia do sertão baiano, esperança ridente do Brasil, quanta emoção vibra em meu peito ao fitar-te no mapa do Brasil.

Por: Sheila Lemos Andrade
Presidente da CDL de Vitória da Conquista

Fonte: http://www.pmvc.ba.gov.br/v2/primeiros-habitantes/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Vitória_da_Conquista