Após consolidação, startups apostam em crescimento em 2019

4 de fevereiro de 2019

Principais desafios do segmentos são de alavancar os números atuais e conquistar mais investimentos

Se o ano de 2018 foi um ano de consolidação para 0 mercado brasileiro de startups, 2019 promete ser um ano de colheita. No ano passado 0 mercado ficou mais maduro, começou a atrair mais investimentos e atenção do mercado nacional. Assim, se no ano passado 0 maior objetivo era se consolidar enquanto pequena empresa de inovação, este ano os desafios são de aumentar os números do ano passado, conseguir mais investimentos externos, se manter na ativa e crescendo.

De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), 0 mercado de startups brasileiras dobrou nos último seis anos: em 2012, eram 2.519 startups cadastradas na associação; em 2017, esse número alcançou 5.147 empresas. A quantidade de empresas pode ser ainda maior, pois muitas startups estão em uma fase de concepção e muitas outras ainda não têm 0 Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), de acordo com a entidade.

Segundo Amure Pinho, presidente da Abstartups, este ano promete crescimento ainda maior que no ano passado. Segundo ele, apesar do grande avanço, “2018 foi um ano com 0 cenário muito turbulento. Isso gerou uma certo apreensão no mercado. Mas em 2019 espera-se mais estabilidade e portanto mais crescimento”, ressalta. Para 0 representante da associação, 0 ano passado mostrou para as startups brasileiras como se consolidar no mercado. “Aprendemos que 0 foco não é criar um produto inédito, da própria cabeça. O segredo é focar na venda, na receita”, afirma. “O principal é desenvolver a capacidade de vender 0 próprio produto. Serão os primeiros clientes que vão ensinar para a star-tup sobre 0 que ela está criando”, completa.

A startup Intera é um exemplo baiano de empreendimento que se consolidou em 2018. É especializada em desenvolver processos seletivos para empresas. Paula Morais, gerente de projetos, conta que a Intera começou ofertando programas educacionais, mas a partir das demandas do mercado perceberam que poderíam se diferenciar resolvendo problemas de seleção de pessoas. “Resolvemos 0 problema de empresas que não têm tempo para fazer uma seleção”, diz. Ela explica que a necessidade surge porque “empresas grandes atraem muitas candidatos, nem sempre qualificados”. Segundo Morais, as metas de 2019 é de refinar os produtos ofertados e expandir a startup para São Paulo.

Expandir para 0 estado do sudeste ainda é um objetivo por conta de maior abertura do mercado. No entanto, para Pedro Englert, CEO da Startse, acelaradora paulista de crescimento de startups, 0 mercado nordestino também tem muito potencial de crescimento. “O ponto forte da região é que a comunidade de statups local está se fortalecendo bastante com as especificidades da região”, diz.
Busca por recursos Outro fator que permite 0 crescimento de uma startup é conseguir investimentos de empresas. Foi 0 que ocorreu com a Sanar, que começou como uma pequena editora, mas após conseguir investimentos de uma empresa consolidada, cresceu e expandiu seus projetos. A head de pessoas Érica Vasconcelos conta que, graças ao investimento recebido no final de 2017, a Sanar conseguiu crescer cinco anos em um. “Aprendemos muitas coisas, passamos por várias fases em um ano”. Ela conta que para 2019 a equipe irá focar em novos mercados. “Também estamos nos preparando para mais uma rodada de investimento”, comemora.

Uma oportunidade de investimento pode ser com 0 Programa Nexos. Parceria entre 0 Sebrae e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) pode permitir 0 acesso, em 2019, de até R$ 25 milhões para promover a aproximação entre startups e médias e grandes empresas.

OS ENSINAMENTOS DO ANO DE 2018

ENFRENTAR PROBLEMAS: Startups nascem dentro de problemas muito específicos. Por exemplo: como agilizar seleções de emprego, a partir da automatização dos processos

FOCAR NA ADAPTAÇÃO: Hoje em dia, 0 foco não deve ser tentar criar um produto inédito. O segredo é saber vender o próprio produto e aprender com as necessidades dos clientes

OBTER INVESTIMENTOS: Aproximar empresas consolidadas e universidades aumenta a possibilidade conseguir investimento