Embasa reforça esgotamento sanitário de Vitória da Conquista

1 de março de 2019

Com o objetivo de reforçar a operação e manutenção do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Vitória da Conquista acaba de ser entregue à Unidade Regional da Embasa de Vitória da Conquista mais um caminhão-combinado no valor de R$250 mil. O veículo equipado com sugar e jateador passa a integrar a frota local da empresa composta por quatro caminhões combinados de grande porte e outros quatro jatinhos.

Os equipamentos do veículo possibilitam a realização de serviços preventivos e corretivos com a utilização de jateamento em alta-pressão e sucção durante a manutenção e limpeza das unidades operacionais como estações de bombeamento, estação de tratamento e rede coletora.  O tanque bi-partido com capacidade total de 11 mil litros possui volume distribuído em sete mil litros de água para utilização do hidro-jato e quatro mil litros para armazenamento da sucção de resíduos.

De acordo com o gerente regional, Joselito Pires, a aquisição do veículo proporcionará maior agilidade no atendimento das solicitações da população. “A Embasa investe na modernização dos seus equipamentos para que os serviços prestados pela empresa sejam executados com maior agilidade”, comenta.

Nos últimos dez anos, os investimentos em esgotamento sanitário somam cerca de R$180 milhões e contribuem para ampliar a cobertura dos serviços de esgotamento sanitário de 54% para 92% dos domicílios da cidade. Além disso, a empresa continua realizando obras de adensamento para garantir acesso ao serviço a moradores de diversos bairros. Como resultado, atualmente, Vitória da Conquista é considerado o quarto município mais bem saneado entre os 100 maiores do país, segundo ranking divulgado anualmente pelo Instituto Trata Brasil.

O SES de Vitória da Conquista é constituído por aproximadamente 700 km de rede coletora, 22 estações de bombeamento e uma das maiores estações de tratamento localizadas na região Nordeste do país com capacidade para tratar 533 litros por segundo pelo método de lodo ativado.

Orientações importantes

A rede de esgotamento sanitário é construída para coletar apenas esgoto doméstico e transportá-lo até uma estação de tratamento. Ela não foi dimensionada para escoar água de chuva. O bom funcionamento da rede coletora depende de seu uso correto. Por isso, é preciso seguir as orientações abaixo.

Não jogue óleo ou borra de café na pia;

Retire qualquer resíduo sólido dos ralos, como folhas de árvores, plásticos, papel, tecido etc;

Nada de papel higiênico, preservativos, absorventes, toco de cigarro no vaso sanitário;

E lembre-se! Lugar de lixo é no lixo e lugar de água de chuva é na rede ou canal de drenagem construído e mantido pela prefeitura de sua cidade.