Sebrae Bahia lança página sobre empreendedorismo feminino

8 de março de 2019

Página agrega informações sobre o perfil das empreendedoras baianas e ferramentas de negócios

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher e homenagear as empreendedoras baianas, o Sebrae lança, no dia 8 de março, uma página com informações sobre o empreendedorismo feminino na Bahia, disponível no portal da instituição.

A iniciativa, além de destacar a importância da mulher no mundo dos negócios, vai elencar dados importantes sobre o perfil dos empreendimentos femininos, principais setores de atuação e outras informações acerca do tema.

Para a gerente da Unidade Comunicação e Marketing do Sebrae Bahia, Camila Passos, iniciativas como esta são importantes para ressaltar um tema que sempre esteve presente na vida das mulheres.

“Empreendedorismo feminino é um assunto que ganha cada vez mais atenção graças ao seu potencial de promover transformações na sociedade e na economia do país. Nos países socialmente mais desenvolvidos, a diferença de gênero no mundo dos negócios é menor. É por isso que precisamos falar de empreendedorismo feminino. Empreender gera autonomia e independência financeira para as mulheres e essa é a porta para a liberdade”, afirma.

Ainda de acordo com a gerente, as maiores dificuldades enfrentadas pelas mulheres no mundo dos negócios vão além dos estigmas historicamente pregados pela sociedade e torna a inserção ainda maior das mulheres um desafio constante.

“Os estigmas sociais frequentemente limitam as mulheres a cumprirem determinados papéis. Expressões muito populares como ‘isso não é coisa de mulher’ difundem nas famílias ideias que as desaprovam de tentar desenvolver habilidades tidas como masculinas. O desafio das micro e pequenas empresárias é sair dos setores predominantemente femininos, como moda e beleza, e avançar em outros setores, como a indústria”, complementa.

Sobre a página dedicada ao empreendedorismo feminino, Camila reforça os pontos positivos de dedicar um espaço exclusivo sobre o tema e a importância de refletir sobre o papel da mulher na sociedade.

“Neste 8 de março e em nosso cotidiano, cabe afirmar que a mulher é capaz de sonhar e realizar aquilo que ela quiser. Pensar em quais mudanças podemos fazer para desconstruir barreiras limitantes. Cabe questionar algumas coisas e, aos poucos, a gente vai mudando até conquistar a igualdade. Certamente homens e mulheres sairão ganhando”, completa.

Na página, serão disponibilizadas também ferramentas como planilhas empresariais, informações sobre formalização, bem como o e-book “Empreendedorismo feminino como tendência de negócios”.

Projetos pioneiros

Durante todo o ano, o Sebrae Bahia desenvolve ações pioneiras de fomento ao empreendedorismo feminino e que são referências dento do Sistema Sebrae. Uma delas é o Mulher de Negócios, projeto piloto implantado na Bahia, lançado em dezembro de 2018 pelo Sebrae Nacional.

As mulheres atendidas pelo projeto participam de mentorias, consultorias, palestras e rodadas de negócios, prevendo resultados que envolvem o aumento do faturamento bruto anual da empresa, a inclusão financeira da pessoa jurídica, a formalização, inovação e transformação digital dos empreendimentos.

Outro importante projeto no fomento do empreendedorismo feminino é a Câmara da Mulher Empresária. Desenvolvida pela Fecomércio-BA em parceria com o Sebrae Bahia, a Câmara é um fórum de debates que reúne empreendedoras e gestoras de negócios baianas.

Também em parceria com a Prefeitura de Salvador, o Sebrae atua no Centro Loreta Valadares com a Sala da Mulher Empreendedora. O espaço, inaugurado em novembro de 2017, tem incentivado o empreendedorismo em mulheres que passaram por situações de violência doméstica e familiar.

Somente na Bahia, o Sebrae atendeu, até maio de 2018, mais de 93 mil mulheres empresárias ou potenciais empreendedoras.

Empreendedoras baianas

Um levantamento feito pelo Sebrae Bahia em 2018 comprova essa presença cada vez maior das mulheres no mundo dos negócios. A Unidade de Gestão Estratégica da instituição aponta que foram identificadas mais de 93 mil empreendedoras ou candidatas a empresárias cadastradas na base de atendimento do Sebrae no estado até maio de 2018.

Desse universo, a pesquisa ouviu 2.194 mulheres e constatou que 77% delas possuem empreendimentos formalmente constituídos, sendo que quase metade destas buscaram orientação do Sebrae para a formalização. Outras 49,75% têm empreendimentos formalizados acima de três anos. A maioria (45,79%) é formada por microempreendedoras individuais (MEI), seguidas por donas de microempresas (24,32%) e donas de pequenas empresas (7,75%).

O levantamento mostra ainda que as empreendedoras percebem a importância da formalização do negócio. Para 78%, ter a atividade formalizada ajudou no negócio.

Percebe-se ainda um equilíbrio entre o empreendedorismo por oportunidade e necessidade. De acordo dom a pesquisa, 25,67% fizeram a opção por empreender, enquanto 24,07% foram desligadas de emprego com carteira assinada e decidiram abrir um negócio.  A maioria delas está no setor de comércio (50,86%) e serviços (38,76%).

Ações

Além do lançamento da página em homenagem às mulheres empreendedoras, o Sebrae mantém uma rede de atendimento por toda a Bahia desenvolvendo ações e eventos especiais no mês de março, focados no empreendedorismo feminino.

As informações completas sobre os eventos e capacitações voltados ao público feminino podem ser obtidas na Loja Virtual do Sebrae.

Agência Sebrae de Notícias Bahia