83% dos empresários ouvidos em pesquisa do Sebrae dizem ter criado cultura inovadora após presença do Agente Local de Inovação em sua empresa
Investir em inovação pode ser o passaporte que as pequenas empresas buscam para alcançar um crescimento sustentável. Uma pesquisa, feita pelo Sebrae junto a 5.691 empresários de todo o Brasil que participaram do Projeto Agente Local de Inovação (ALI), revelou que cerca de 67% dos donos de pequenos negócios alteraram seus produtos e serviços após participar do projeto; 45,2% conseguiram alcançar um crescimento no lucro mensal e 46,2% obtiveram aumento em seu faturamento de até 40%.
O ALI foi lançado, em nível nacional, em 2010, com o objetivo de promover a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno porte, por meio de orientação proativa, gratuita e personalizada. Esta orientação é realizada por bolsistas do CNPq, selecionados e capacitados pelo Sebrae, que acompanham um conjunto de empresas.
Como funciona
A empresa que faz a adesão ao Projeto recebe a visita de um Agente Local de Inovação para um diagnóstico completo do estágio da inovação e das oportunidades de melhoria a serem exploradas para ampliar a sua competitividade.
A partir desse diagnóstico, o ALI propõe a construção de um plano de ação para inserir soluções inovadoras no ambiente da empresa. Depois de definido o plano, ele será implementado sob a responsabilidade da empresa com o acompanhamento/orientação do Agente Local de Inovação durante um período de 30 meses.
Essa metodologia atualmente opera em 10 unidades federativas. As demais UFs estão iniciando a implantação de uma nova metodologia do projeto ALI.
Outros números da Pesquisa
83% disseram ter construído uma cultura da inovação em seu negócio
84% buscaram novas parcerias e 83% adotaram novos métodos organizacionais
57% declararam que mudaram o layout da empresa e 53% adotaram novas formas de promoção de marketing após a presença do ALI.
Para conhecer a pesquisa na íntegra, clique aqui.
Agência Sebrae de Notícias Bahia