Início da Semana do Meio Ambiente celebra “Conquista 200: uma cidade mais verde”

6 de junho de 2019

Com o tema “Conquista 200: uma cidade mais verde”, a Semana Municipal de Meio Ambiente foi aberta na manhã desta quarta-feira (05). O evento visa sensibilizar a população de Vitória da Conquista para o cultivo de árvores no ambiente urbano, tornando a cidade mais verde até 2040.

A cerimônia de abertura ocorreu no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura e contou com a presença das autoridades públicas e comunidade. O prefeito Herzem Gusmão relembrou a degradação sofrida ao longo dos anos pela Serra do Periperi e a falta de planejamento estratégico, ressaltando: “Não desistimos de lutar pela preservação da Serra do Periperi e o Ministério Público deu forças à Prefeitura. Recentemente, nós começamos a elaborar o projeto de Jaime Lerner – o maior urbanista vivo do mundo – e já temos recursos para implantação do Parque Ambiental do Rio Verruga, que será o local mais belo da cidade. Estamos também com o Plano Municipal de Saneamento, elaborado por grandes professores do Brasil. Conquista merece”.

Para a promotora de Justiça, Karina Cherubini, é necessário momentos como o dessa quarta: “Precisamos sim de mais movimentos para que tenhamos reflexão crítica; mas, sobretudo muita ação em prol do Meio Ambiente. Parabéns pela realização desse evento e conte com o Ministério Público como parceiro”, disse.

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, o Coral Herdeiros do Futuro, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cras Jardim Valéria, cantou e encantou. Duas integrantes do grupo encerraram a cerimônia de abertura, entregando uma muda para a vice-prefeita Irma Lemos.

“A gente deve cuidar do meio ambiente. a gente não deve jogar lixo no chão, não deve poluir o mundo porque temos que ajudar o nosso país, a nossa cidade”, disse a educanda Letícia Paiva de oito anos de idade.

Semeadores do Futuro – Na ocasião, foi lançado o projeto Semeadores do Futuro. As pessoas puderam plantar, em tubetes, sementes das árvores nativas aroeira mansa, ipê amarelo e madeira nova. As pequenas plantas resultantes do desenvolvimento inicial do embrião serão manejadas no Herbário Sertão da Ressaca e, após maturação das mudas, elas serão plantadas com a participação da comunidade.

Um dos semeadores é o aposentado Edu Chaves. Ele participa do Coral Vivência do Programa Vivendo a Terceira Idade e falou sobre a importância da iniciativa: “O projeto é bom. As cidades precisam ser mais arborizadas mesmo. O que puder plantar nas praças e nas vias é bom pois diminui a poluição, o ar melhora e cria sombra”.

Durante todo dia foi realizada a Feira Ambiental. Lá foram comercializados e expostos materiais, serviços, oficinas e resultados de iniciativas bem sucedidas.

PMVC