Ter boas fotos de produtos pode aumentar vendas de loja virtual

23 de agosto de 2019

Consultora diz que fotos podem ser feitas em casa mesmo e com o uso de um smartphone. Basta usar luz natural e a criatividade para ter bons resultados

O comércio eletrônico deve alcançar R$ 80 bilhões de reais em vendas neste ano, uma alta de 16% em relação a 2018, segundo a ABComm.

Mas ao contrário do que acontece nas lojas do mundo físico, o consumidor do varejo virtual não pode tocar ou ver de perto os detalhes dos artigos que pretende comprar. Para chamar a atenção dos clientes é preciso que o produto fique atraente na foto.

A Diany Novelli vende ursos e câmeras fotográficas de brinquedo em um marketplace de economia criativa.

“As minhas fotos são a vitrine da loja. Então eu preciso cuidar da minha loja com carinho, com cuidado, para que pessoas sintam esse cuidado através das minhas fotos e comprem na minha loja”, explica Diany

A Consultora Nathália Raggi ensina aos empreendedores, como a Diany, os cuidados necessários na hora de fotografar os produtos. Ela é gerente de comunicação do marketplace e a primeira dica é cuidar da iluminação.

“É muito importante utilizar luz natural, evitar totalmente o uso de flash porque deixa uma sombra dura e pode até modificar as cores do produto”, diz Nathália.

E não precisa ter equipamento profissional, é possível fazer as fotos usando um smartphone e dar preferência aos fundos neutros. Montar o cenário em locais iluminados ou investir em ferramentas como um mini-estúdio, caseiro mesmo, caixa de papelão, cartolina ou folha emborrachada.

“Você pode montar um mini estúdio caseiro, até mesmo com caixas de papelão, papel manteiga, utilizar cartolinas”, explica Nathália.

Com a parte de imagens resolvida, é preciso fazer a descrição do que está sendo vendido: o título, o que é o produto, de qual material ele é feito e qual o tipo de estampa, por exemplo.

G1 – PEGN