Congresso de Arquitetura 2019 vai discutir Patrimônio Histórico, Conforto e Tecnologia

5 de setembro de 2019

Congresso de Arquitetura 2019 – Conexões acontece no mês de Outubro

Abordar “Os Sentidos da Arquitetura”. Essa é a premissa do Conexões – Congresso de Arquitetura e Urbanismo do Sudoeste da Bahia, que a FAINOR promove ao longo de quatro dias – 16, 17, 18 e 19 de outubro. O congresso questiona: qual o sentido da Arquitetura do Século XXI? Patrimônio Histórico, Conforto e Tecnologia do Ambiente Construído e as Experiências Interartes são alguns dos pontos que serão abordados.

A programação do Congresso conta com profissionais renomados, referências na área. O italiano Federico Calabrese, por exemplo, é arquiteto graduado pela Universita Degli Studi di Napoli Federico II, além de mestre e doutor pela FaUfba. No Conexões, Calabrese vai trazer ao debate o Urbanismo e Patrimônio Histórico, à luz da valorização de uma arquitetura comprometida com a realidade de um mundo majoritariamente urbano.

Para falar sobre “As Relações entre Comunicação Visual e Paisagem Urbana/Espaços Públicos”, o Conexões traz o jornalista Marcelo Palinkas, que presidiu a Comissão de Estudos Especiais que viabilizou a implantação do projeto Cidade Limpa, em Ribeirão Preto, São Paulo.

Entre os palestrantes, o Congresso ainda conta com nomes como o premiado arquiteto Sarkis Semerdjian, um dos mais requisitados do país; e o advogado Cláudio Carvalho, doutor em Desenvolvimento e Planejamento Urbano, e um dos mais atuantes em temas como políticas públicas, movimentos sociais e direito a uma cidade justa e democrática.

As inscrições para o Conexões 2019 podem ser feitas online. O Congresso será realizado no Boulevard Shopping, em Vitória da Conquista. Estudantes e profissionais de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Design de Interiores vão participar das palestras e minicursos.