Embasa inicia construção da Barragem do Catolé

5 de setembro de 2019

Na etapa inicial da obra estão sendo desenvolvidas ações de sustentação e estruturação logística

Prevista para ser concluída em até 33 meses, a construção da Barragem do Catolé, no município de Barra do Choça, foi iniciada e garantirá segurança hídrica para Vitória da Conquista, Belo Campo e Tremedal. A obra está sendo executada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), e terá investimento de R$210 milhões provenientes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com contrapartida do Tesouro do Governo Estadual.

No local, as equipes trabalham em ações de sustentação com o serviço de supressão vegetal da área que será alagada pela barragem, investigações arqueológicas, instalação do viveiro de plantas nativas, resgate de fauna e flora, além das ações executivas de construção do canteiro de obras e recuperação das estradas de acesso ao local da obra.

De acordo com o engenheiro fiscal da obra Jackson José Rangel Silva, nesta etapa da obra “os serviços contemplam ações para possibilitar o transporte adequado de materiais, equipamentos e a equipe de execução, além da supressão vegetal em conformidade com as diretrizes ambientais de maneira a não interferir na execução dos demais serviços que seguem um cronograma pré-estabelecido”, explica.

A nova barragem ficará a jusante (sentido do fluxo da água) da confluência do Rio Catolé com o Ribeirão Água Fria formando o Rio Catolé Grande e possibilitará o armazenamento de 23,4 bilhões de litros de água, volume quatro vezes maior do que a capacidade de armazenamento da barragem de Água Fria II. O reservatório ocupará uma área total de drenagem da bacia hidrográfica de 761 quilômetros quadrados de espelho d’água de 160 hectares, altura do vertedouro de 53 metros e volume máximo normal de 23,73 bilhões de litros (23,73 hectômetros cúbicos) e vazão regularizada de 670 litros por segundo.