Saiba como se prevenir contra o Coronavírus (COVID-19)

9 de março de 2020

Enquanto ainda não há uma vacina que imunize contra o Coronavírus (COVID-19) ou um tratamento específico para a doença, o mais prudente é se prevenir desse agente infeccioso.

A transmissão ocorre de forma semelhante à gripe, por meio de gotículas de saliva que se espalham no ambiente quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. Dessa forma, os principais métodos de prevenção são:

  • Lavar constantemente as mãos com água e sabão por, pelo menos, 20 segundos;
  • Portar um frasco de álcool em gel para higienizar as mãos durante o dia;
  • Evitar lugares com aglomerações de pessoas;
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • Cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar, com um lenço de papel e jogar no lixo;
  • Higienizar com álcool os objetos mais utilizados, como o celular, pelo menos uma vez ao dia.

Além disso, a diretora de Vigilância em Saúde do município, Ana Maria Ferraz, orienta que o contato com pessoas doentes deve ser evitado. Ela ainda pede atenção para as pessoas que estão retornando dos países que já foram classificados como áreas de risco pela Organização Mundial da Saúde (OMS): Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália e Malásia. “Qualquer sintoma apresentado, entre em contato imediatamente com o setor de Vigilância do município ou com os serviços de saúde. A Vigilância está com uma equipe pronta, com médica pneumologista e enfermeira da Vigilância Epidemiológica, disponível para essas orientações e assistência, bem como para o monitoramento e acompanhamento de todos os casos”, afirma a diretora.

Para os profissionais de saúde, é indispensável que utilizem medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas, como máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção.

Ainda de acordo com a diretora de Vigilância, o município vem executando ações de prevenção, orientação e divulgação de todas as informações relacionadas ao Coronavírus, disparando ofícios e notas técnicas a todos os hospitais e escolas do município nesta segunda-feira (2), atrelados às informações já divulgadas na coletiva de imprensa na última sexta-feira (28). “A Secretaria Municipal de Saúde está à disposição para mais esclarecimentos e assistência de saúde direta a todo e qualquer cidadão”, finaliza Ana Maria.

PMVC