Conter o Coronavírus é importante também para a saúde dos negócios

17 de março de 2020

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA CNDL

Em virtude do avanço do Coronavírus no Brasil, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas resolveu somar esforços para conter a evolução da doença.

Entendemos que o momento não é de descontrole e que as autoridades de saúde estão tomando todas as providências necessárias. No entanto, cabe a uma entidade do porte da CNDL ajudar a esclarecer os seus associados com relação aos cuidados para evitar a contaminação.

Lembramos que a natureza do comércio implica no contato direto com o consumidor e que esse encontro pode fazer a diferença entre a propagação da doença e sua contenção.

Nesse sentido, pedimos a cada um dos nossos lojistas que façam a sua parte mantendo seus estabelecimentos comerciais limpos e orientando seus funcionários e clientes.

Entre as principais recomendações estão:

• Evitar contato próximo com pessoas que estejam com infecções respiratórias agudas;
  • Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas, dinheiro e antes de se alimentar;
  • Se o funcionário trabalhar diretamente com dinheiro, disponibilizar luva e máscara;
  • Cobrir nariz e boca com o antebraço ao espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar nas mucosas dos olhos;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos;
  • Manter os ambientes bem ventilados;

A CNDL possui 2 mil associados e 500 mil empresas em seus Sistema. Milhões de pessoas passam por nossas portas. Temos certeza que podemos impactar positivamente nesse esforço.

Conter o Coronavírus é importante também para a saúde dos negócios.

Juntos somos mais fortes!

José César da Costa

Presidente da CNDL