NOTA DA CDL À POPULACÃO DE VITÓRIA DA CONQUISTA

28 de abril de 2020

NOTA DA CDL À POPULACÃO DE VITÓRIA DA CONQUISTA

A Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL vem, através desta nota, esclarecer a população de Vitória da conquista a respeito do que ocorre com o comércio local.

Há 36 dias, o comércio lojista desta cidade cerrou suas portas por motivo exaustivamente divulgado: atravessamos um cenário de pandemia, que leva a comunidade a se cercar de todos os cuidados cabíveis. A Câmara de Dirigentes Lojistas esteve sempre em consonância com as determinações do Poder Público Municipal por motivos absolutamente óbvios e justificáveis.

Entretanto, o horizonte de tempo aprazado vem-se estendendo indefinidamente, sem qualquer justificativa por parte do Poder Público, gerando pontos vistos por nós como críticos e marcados por posições incoerentes, tais como:

a) A justificativa para fechamento das lojas é para que se evitem aglomerações, o que seria um vetor de propagação do vírus SARS-CoV-2 – que provoca a COVID19. Entretanto, a chamada “Feira do Rolo”, por exemplo, e diversas atividades vêm funcionando normalmente, fato noticiado pelos órgãos de comunicação. Imagens captadas e exibidas dão conta de pessoas aglomeradas vendendo e comprando. Ademais, o comércio da zona oeste da cidade abre suas lojas, ainda que com restrições. Em se passando pela Avenida da Integração, podem-se perceber segmentos não inclusos em categorias essenciais em pleno funcionamento. Nem por isso o número de pessoas acometidas pela doença aumentou em nossa cidade, o que prova que, com cautela, cuidados especiais, pode-se funcionar estrategicamente.

É bom ressaltar que não estamos sugerindo que aquelas lojas e similares devam cerrar suas portas. Afinal, com as devidas precauções, pode-se aliar atendimento ao público e preservação da saúde da população.

Uma pergunta apenas paira sem explicação: somente a aglomeração de pessoas no comércio do centro da cidade oferece risco à população e promove a disseminação do vírus? Por que não consentir que as lojas do centro abram suas portas em horários alternativos – das 10h00 às 16h00 (evitando-se o pico no horário de deslocamento) – e cercadas de todos os cuidados necessários, tais como: controle de acesso, uso obrigatório de máscaras e disponibilização de álcool gel?

b) Incomoda, sobremaneira, a constante expectativa criada semanalmente quanto à volta do funcionamento do comércio. Isso exige do comerciante, todo um preparo e um planejamento, além do trabalho de infraestrutura para a retomada das atividades, expectativas essas seguidamente frustradas.

c) Percebe-se que o Poder Público Municipal tem sido refratário a um entendimento e fluidez de diálogo com os comerciantes do centro da cidade. Vale lembrar que somos também de utilidade pública, tendo em vista que a população precisa ser atendida em sua demanda e, constantemente, se frustra ao se deparar com lojas sempre de portas fechadas, sem perspectiva de voltar a funcionar. Sendo assim, a CDL, como órgão representativo dos comerciantes desta cidade, vem exigir do Poder Público uma postura coerente e de transparência quanto às medidas adotadas.

 

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE VITÓRIA DA CONQUISTA