Em tempos de rede social, preciso de um site?

11 de setembro de 2020

Perfis nas redes sociais são extremamente relevantes para uma boa estratégia digital, mas eles não bastam

O mundo virtual tomou conta da vida das pessoas. As mídias sociais, mais do que nunca, fazem parte das relações pessoais e profissionais. Facebook, Instagram, WhatsApp e tantas outras redes populares que estão no nosso dia a dia exercem uma função imprescindível na forma de se comunicar. E é claro… em um cenário de associativismo, elas exercem com maestria o papel de construir e estreitar relacionamentos entre entidades, associados e consumidores.

Talvez você se pergunte: “Mesmo com todas essas redes sociais disponíveis, vale a pena investir em um site?”. A resposta é sim. Não só vale o investimento como também é presença digital obrigatória e mínima para todo tipo de empresa.

No universo do Marketing Digital, costumamos dizer que o site é o nosso território próprio. Isso porque é um espaço em que temos total controle sobre o que fazer e como fazer, além de ser possível personalizar com a identidade visual da marca. Muito além disso, é uma plataforma segura em que você pode se posicionar nas principais ferramentas de buscas e ser facilmente encontrado pelo seu público.

O site é um cartão de visita digital em que estarão concentradas informações sempre atualizadas e confiáveis.

É claro que ter perfis nas redes sociais é extremamente relevante para uma boa estratégia digital, tanto para aumentar a visibilidade de marca como para construir autoridade nos espaços em que o seu público está presente. Contudo, isso não é suficiente.

Quando você constrói uma audiência para a sua marca nas redes sociais é importante ter em mente que está fazendo uso de um espaço que não é seu. O público construído pertence à rede social e não a você. É por isso que elas são chamadas de territórios alugados e não devem ser encaradas como a sua casa ou a única solução, mas sim, como canais de distribuição de conteúdo.

Se amanhã o Instagram, Facebook e Twitter mudarem os termos de uso, algoritmos de entrega, sofrer algum ataque ou até mesmo deixarem de existir, a sua empresa ainda poderá contar com a segurança de um site. Nenhuma informação terá sido perdida. O seu público saberá exatamente como te encontrar.

Assim, a presença em redes sociais não é motivo para deixar de lado o investimento em um site que traga conteúdo relevante e seja uma plataforma dinâmica. Ao contrário, use-as para divulgar as mensagens que você publica em seu site.

A internet está aí para permitir o acesso a uma infinidade de recursos. Procure conhecer a possibilidades e oportunidades no meio digital. Aproveite o que é tendência. Esteja onde o seu público está e use todas essas ferramentas a favor do seu negócio. Mas lembre-se: nunca deixe de lado aquilo que irá te ajudar a longo prazo.

CNDL