Prefeitura intensifica campanha Novembro Azul de prevenção ao câncer de próstata

19 de novembro de 2021

No mês de novembro é a vez de chamar a atenção dos homens para o cuidado com a saúde. A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), intensifica as ações voltadas a esse público, com a campanha Novembro Azul, para lembrar da importância da prevenção contra o câncer de próstata, que é o mais comum e o segundo câncer que mais causa morte entre os homens, depois do câncer de pulmão.

As unidades de saúde têm aumentando a oferta das coletas de sangue para o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), que é uma das formas de diagnóstico utilizadas para detecção precoce do câncer de próstata e realizado dias D de campanha para mobilizar e chamar a atenção dos homens para o cuidado integral com a saúde.

Nesta sexta-feira, a SMS participará de uma sessão especial da Câmara de Vereadores sobre o câncer de próstata. E no sábado (20), haverá uma ação beneficiando a população de rua, no Centro Pop Adulto, das 9h às 12h. Na segunda-feira (22), a campanha vai ao Conjunto Penal.

O grande dia D de mobilização será no dia 26 de novembro com uma atividade envolvendo os funcionários da Emurc. As unidades de saúde também farão os seus dias D de campanha nos sábados, 20 e 27 de novembro, e todos os homens são convidados a participarem.

“Assim como na campanha do Outubro Rosa, que falamos sobre prevenção ao câncer de mama, nós agora focamos também a atenção dos nossos serviços de saúde da rede municipal para o cuidado com a saúde do homem. O nosso maior objetivo é fazer o rastreio e diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre o público masculino, para iniciar o tratamento e possibilitar mais chances de cura”, ressaltou a secretária municipal de saúde, Ramona Cerqueira.

A secretária reforçou ainda que idade é um dos fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata, por isso, todos os homens a partir de 50 anos devem fazem o exame de dosagem de PSA que é ofertado gratuitamente pelo SUS. Para homens que tem histórico familiar de pai ou irmãos que já tiveram câncer de próstata, o exame precisa ser feito ainda mais cedo, a partir dos 45 anos.

PMVC