Seu planejamento tá pronto? Os conteúdos da Semana Nacional de Educação Financeira podem te ajudar!

25 de fevereiro de 2022

Você já sabe que ter o maior controle possível sobre a sua vida financeira é essencial pra não passar apertos. Num ano com esse, a instabilidade mostrou pra gente que nem tudo está no nosso controle, mas que ter um planejamento financeiro pra manter suas finanças em ordem pode te ajudar a passar por um momento de crise, como o que estamos vivendo, da forma mais tranquila possível.

Se você ainda acha que precisa melhorar a forma que administra o seu dinheiro, separamos algumas dicas pra te ajudar nessa missão e te deixa mais pronto pra lidar com imprevistos:

Saiba qual é o seu custo de vida mínimo mensal

As vezes a gente faz essa conta de cabeça e não para pra pensar direito nisso. Aí o fim do mês chega, o salário cai na conta e logo vai embora sem você saber pra onde.

Saber com o que vocês gasta seu dinheiro te ajuda a descobrir o que é possível cortar num momento de escassez e ter isso organizado, numa planilha ou num caderno, te ajuda a direcionar essa grana pro lugar certo e também a identificar alguns exageros que podem prejudicar o seu orçamento.

Além disso, saber o mínimo que você precisa por mês é importante pra calcular a famosa reserva de emergência.

Reserva de emergência

2020 foi a prova de que a gente nunca sabe o que vem por aí. Por isso é tão importante ter guardado o essencial pra manter as contas básicas pagas e não se desesperar quando algo inesperado acontecer.

A reserva financeira pode parecer algo muito inalcançável porque muita gente pensa que, para guardar dinheiro, precisa começar com uma quantia grande. Na verdade, o segredo para guardar dinheiro é a disciplina. Se, no começo do mês, você pagar as contas básicas e já separar uma quantia para reserva de emergência, não corre o risco desse plano ficar para depois; no fim do mês, a conta já zerou e você acaba não tendo mais o que poupar. O valor pode ser pequeno, mas mantendo uma frequência, em breve, você vai ter uma boa grana para te deixar tranquilo em relação a emergências e situações inesperadas. Te ajuda a dormir melhor, acredite!

Tenha mais de uma fonte de renda

Não depender exclusivamente de uma fonte de renda pode te deixar mais preparado para lidar com imprevistos caso uma dessas portas de feche. Hoje com a internet é possível divulgar e rentabilizar um produto ou serviço com menor custo e burocracia, então use isso a seu favor.

Existem vários formatos que podem se encaixar na sua rotina, como a modalidade freelancer, a venda de um produto, consultorias online, realizar investimentos, entre outros. Pesquise sobre o assunto e entenda como fazer alguma opção funcionar pra você.

Organização financeira: Conheça o modelo 50-15-35

Fonte: meubolsofeliz.com.br