Plano de Inovação de Vitória da Conquista é lançado em evento realizado pela Fecomércio e Sebrae

4 de abril de 2022

“Uma andorinha só não faz verão, mas pode acordar um bando todo”. Com essa frase foi iniciada a palestra do evento de lançamento do Plano de Intervenção do Ecossistema de Inovação de Vitória da Conquista, na última sexta-feira (01). A frase citada pelo palestrante Edgar Andrade, fundador do primeiro laboratório de Fabricação Digital do Nordeste (Fab Lab Recife), faz referência ao momento de transformação que Vitória da Conquista e região vem vivenciando por meio das ações executadas e que, agora, com este relatório, tendem a fortalecer ainda mais o ecossistema de inovação da região.

O Plano é um importante documento encabeçado pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços (Fecomércio) da Bahia e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que contrataram a Fundação Certi (Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras)  para estudar e traçar um diagnóstico do ecossistema de inovação da região. Para Edgar Andrade, o lançamento é decisivo para conectar a cidade com o futuro: “Esse novo mundo é conectado, digital, transversal, local e global ao mesmo tempo”.

Levar a inovação para as bases da educação e buscar engajar o máximo de pessoas são pontos defendidos pela coordenadora do Centro de Inovação da Fecomércio, Maria Medeiros: “Vejo a inovação como algo amplo e transversal. As pessoas costumam dizer que inovação está sempre ligada à tecnologia, mas inovar é observar o entorno e criar soluções que facilitem e promovam saltos. Todos precisam se comprometer em dizer: ‘vamos fazer diferente e melhor? Vamos inovar’”, disse, também ressaltando a importância da inclusão social na inovação, já que “sem diversidade e criatividade não se faz inovação”.

Próximos passos para o desenvolvimento regional da inovação

Para o Gerente da Unidade de Projetos Especiais, Mercado e Internacionalização do Sebrae Bahia,  Vitor Lopes, o Plano é uma diretriz para que o ecossistema de inovação da região se estruture, gerando “uma base para que os pequenos empresários possam inovar de forma mais segura e possam transformar as suas ideias em negócios rentáveis”. O Secretário Municipal de Gestão e Inovação, Edivaldo Ferreira Júnior, apontou também a importância das parcerias estabelecidas através deste documento, já que é “a partir dessa união de esforços que conseguiremos construir mais inovação e gerar mais oportunidades para a nossa cidade”.

O próximo passo é engajar todos os agentes, empresas e entidades para colocar em prática o que o Plano orienta. “Temos uma bússola para abrir um novo ciclo de desenvolvimento econômico, social e tecnológico para toda a região. O Hub Conquista é um ator relevante, mas não é um ator solitário. Nós precisamos que todos se engajem na construção desse planejamento”, reforçou o coordenador-geral do Hub Conquista, Victor Dutra.

O evento contou, ainda, com a presença de representantes do Governo da Bahia, da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, da Fundação Certi, da Fecomércio, do Sebrae, da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI Digital), da equipe do Hub Conquista, de empresários, imprensa e comunidade.

Visita ABDI

No dia anterior, quinta-feira (31), o Hub Conquista também recebeu a visita de representantes da ABDI, que acompanharam de perto o trabalho que está sendo realizado no segundo ciclo do Programa de Transformação Digital do Hub com 340 empresas de oito cidades baianas. Os representantes visitaram algumas das empresas assessoradas e se reuniram virtualmente com agentes de inovação e empreendedores de cidades participantes do Programa.

O Hub Conquista tem como mantenedores a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), através do edital Digital.BR, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Governo do Estado da Bahia, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Fundação Educacional de Ciência e Inovação (Fundec) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), entre outros parceiros das cidades atendidas.

HUB Conquista