Como proteger seu pet do estresse causado pelos festejos juninos

20 de junho de 2022
São João é sinônimo de festa e celebração. Além das comidas típicas, decoração marcada por cores vivas e alegres, música e danças, os fogos de artifícios também fazem parte da tradição da festa. O barulho causado por esses artefatos explosivos pode ser bastante prejudicial à saúde dos pets, sendo os felinos possivelmente mais sensíveis por possuírem uma audição melhor que os canídeos.
O ruído alto dos fogos é assustador para os animais de estimação que, além do estresse, podem ter reações perigosas e até graves sequelas. “Nos consultórios veterinários, é bastante comum recebermos animais com cortes e traumas causados pela tentativa de fuga e quadros ainda mais graves como alterações cardiorrespiratórias, crises convulsivas e até mesmo óbito dos animaizinhos”, explica o coordenador do curso de Medicina Veterinária da UNINASSAU Salvador, Vinícius Brito.
Vinícius também explica como é possível amenizar os danos causados pelo estouro dos fogos nos pets. “O tutor pode usar uma faixa de pano ou bandagem para envolver a região torácica e abdominal do bicho. Essa pequena pressão ativa o seu sistema nervoso autônomo, deixando assim o animal mais calmo e menos estressado”, esclarece.
Além da utilização de protetores auriculares de algodão (com a devida instrução), também é recomendado colocar o pet o mais longe possível do local barulhento e evitar deixar o animal preso ou em um local muito pequeno. A orientação mais importante é sempre levar o bicho ao consultório médico veterinário, pois lá poderá o médico poderá conduzir a situação da melhor forma, seja com uso de medicamentos ou tratamentos complementares.
A compreensão também é essencial. Apesar de não haver no Brasil uma legislação rígida que proíba o uso de fogos de artifícios em regiões residenciais, deve-se criar consciência do quão prejudicial esse ato pode ser. “É importante não apenas evitar o uso de fogos, mas também evitar som alto em seus eventos, até porque você não sabe se o pet do seu vizinho ou os animais em volta estão sofrendo com isso”, conclui Vinícius.
UNINASSAU