A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Atenção e Apoio à Vida (CAAV) realiza este mês a campanha Julho Amarelo, com ações de prevenção, controle e tratamento das hepatites virais. De acordo com a coordenadora do CAAV, Riviane Santana, ao longo do mês o órgão vai intensificar a testagem e vacinação, tendo em vista que são estratégias efetivas para evitar ou minimizar o risco de adoecimento da população.
As hepatites virais são doenças provocadas pelos vírus A, B, C, D, E, que causam doenças que podem evoluir e até se tornarem crônicas, causando danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer. As transmissões mais comuns são das hepatites B e C, que pode ocorrer por via sanguínea, relações sexuais desprotegidas, compartilhamentos de seringas e objetos cortantes, transmissão vertical. O vírus C é a causa do maior número de óbitos por hepatites, no Brasil.
Para todos os tipos de hepatites virais, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece diagnóstico por meio dos testes rápido e/ou sorologias, nas unidades de saúde. O CAAV é o serviço de referência no município, oferecendo também tratamento gratuito para as hepatites B e C.
O CAAV fica na Praça João Gonçalves, s/nº, no centro, próximo à Prefeitura. E, neste Julho Amarelo, o serviço intensificará a testagem para detecção de hepatites em ações externas e nas Farmácias da Família e salas de espera nas unidades de saúde. Na última semana do mês será montado um stand em frente ao CAAV, para quem se interessar em fazer o teste.