Uma boa estratégia de Marketing Digital (MKT) vai ajudar o empreendedor a definir quem são seus potenciais clientes, saber como interagir com o público e determinar como encontrar o consumidor. Se bem aplicadas, as estratégias de Marketing Digital podem alavancar tanto a sua presença digital, quanto as suas vendas, independentemente da natureza do seu negócio.
“Com o Marketing Digital, o negócio pode extrapolar as barreiras geográficas, ou seja, seu produto ou empresa pode ser conhecida do Oiapoque ao Chuí”, destaca Flávio Petry, integrante dos núcleos de Comércio Varejista e de Mercado Digital da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional.
E à medida que as técnicas vão se refinando, as estratégias de MKT também podem e devem ser aprimoradas, acompanhando o crescimento das demandas e da operação.
A revista eletrônica Varejo S.A. conversou com Flávio Petry sobre planejamento para a internet. O especialista do Sebrae deu quatro dicas que vão fazer a diferença para a estratégia digital do seu negócio. Confira!
1 – Esteja determinado
“Se for para entrar no jogo, entre para valer. Ao optar em trabalhar com o canal digital é importante inserir os processos inerentes em suas rotinas. Para garantir o engajamento, a cadência de conteúdos e interações são essenciais, bem como o tempo de resposta nas interações”, explica Flávio.
2 – Capacite-se
“Você deve começar se capacitando, pois é importante compreender onde o empreendedor está entrando. O Marketing Digital possibilita uma conexão direcionada a seus clientes e potencial consumidor, mas é preciso compreender como chegar neles com o uso das estratégias e ferramentas certas”, afirma Petry.
Existem diversas profissionais e plataformas que oferecem cursos sobre Marketing Digital para todas as fases do processo, desde aulas para iniciantes até cursos avançados para profissionais.
O Sebrae é, inclusive, referência em qualificações para os empreendedores. “Nós oferecemos um curso online e gratuito sobre Marketing Digital. O curso é composto por quatro módulos e está disponível no site do Sebrae”, conta Flávio.
3 – Entenda seu público
O próximo passo é compreender quem é o público do seu negócio, as suas características e o que lhes interessam. A partir desse olhar, você pode verificar o que pretende oferecer, sua proposta de valor e se seu empreendimento está adequado ao seu público. Lembre-se: se a relação entre marca e cliente não for bem estabelecida, o Marketing Digital não irá resolver.
4 – Monitore as métricas
Há diversas métricas que podem e devem ser monitoradas para acompanhar o desempenho da sua estratégia digital. Cada métrica diz respeito a uma área de atuação. São elas:
a) Métricas de atração
Monitoramento dos acessos no site, das visitas recorrentes, do tráfego e do compartilhamento dos conteúdos.
b) Métricas de conversão
Acompanhamento da taxa de conversão e de rejeição, além do número de cliques em cada postagem.
c) Métricas de receita
Análise do Custo de Aquisição por Cliente (CAC), do valor do ticket médio, do Retorno sobre o Investimento (ROI) e o Lifetime Value (LTV).
“Estabeleça metas e as controle para obter os melhores resultados”, finaliza Flávio.
Varejo S.A.