O segmento de alimentação fora do lar fechou o ano de 2022 com crescimento de 16,6%, segundo o Índice de Desempenho Foodservice (IDF), do Instituto Foodservice Brasil (IFB), realizado com empreendedores associados ao órgão. No mês de dezembro, eles tiveram aumento de 24,2% na comparação com o mesmo período de 2021.
Em relação ao número de transações, a alta foi de 8,2% no mês e, no acumulado do ano passado, o salto chega a 21,5%. Quando se fala em ticket médio, houve crescimento de 11,7% em 2022. Já o número de lojas se manteve estável, com aumento de 0,1%, chegando a 8.217 unidades. A participação da modalidade delivery chegou a 17,5% das vendas em dezembro.
Na análise sobre a área de distribuição dos associados do IFB, a pesquisa aponta aumento de 28,3% no serviço de foodservice ao longo de 2022.
A diretora executiva do IFB, Ingrid Devisate, explica que o estudo faz um recorte importante do setor e revela a consolidação do foodservice após fortes impactos causados pela pandemia. A executiva analisa ainda que, durante o período de restrições, a alimentação fora de casa foi uma das áreas mais prejudicadas por causa do fechamento dos estabelecimentos.
“Após sérios desafios enfrentados durante a crise sanitária global, o ano de 2022 marcou a recuperação crescente do setor. Apesar da crise econômica prevista para este ano, os níveis pré-pandemia devem ser atingidos em 2023. O mais importante é que os empreendedores sigam atentos às pesquisas de mercado e ligados às associações para traçarem estratégias imediatas e a longo prazo”, explica Ingrid.
O IFB realiza pesquisas mensais sobre os movimentos do foodservice e busca soluções para temas que impactam o mercado. O IDF é um dos mais importantes indicadores da área.
Varejo S.A