Conheça o ponto de equilíbrio e lucre na Páscoa

7 de março de 2023

A Páscoa está chegando, e é hora de você se planejar para o aquecimento nas vendas. É o momento de pensar em contratação de colaboradores temporários, despesas com energia, matéria-prima, logística… determinar os preços com cuidado para garantir uma gestão financeira eficiente e melhorar o caixa.

E para ter um controle eficiente sobre a realidade da sua empresa, é hora também de calcular o ponto de equilíbrio financeiro das vendas, também conhecido como ponto crítico e, em inglês, como break even.

Existem vários tipos de ponto de equilíbrio. Vamos estudar o ponto de equilíbrio financeiro, o mais utilizado nos micro e pequenos negócios.

O ponto de equilíbrio financeiro é o volume de vendas que você precisa garantir para quitar todas as despesas. O cálculo pode ser feito por quantidade a ser vendida ou por faturamento.

Quando atingir esse ponto, você saberá que está obtendo lucro. Já as vendas abaixo do break even representam prejuízo certo. Conhecendo o ponto de equilíbrio, você poderá, então, planejar melhor seu negócio.

Sem conhecer o ponto de equilíbrio, você poderá, por exemplo, ser iludido por um volume alto de vendas que vem junto com um custo ainda mais alto de produção. E com o crescimento de sua empresa, você precisará de informações mais detalhadas. Será possível, então, calcular o ponto de equilíbrio de cada produto, o que permitirá a você definir melhor as prioridades, investir nos produtos que apresentem melhores resultados etc.

Calcular o ponto de equilíbrio de um negócio não é complicado. Confira a equação:

Ponto de equilíbrio = Custos e despesas fixas + Lucro mínimo : Margem de contribuição (Receita/faturamento – Custos e despesas variáveis).

Como calcular o ponto de equilíbrio
ponto de equilíbrio funciona como uma bússola, uma referência para o cotidiano da sua empresa. Assim, se o volume de vendas ou o faturamento estiverem abaixo do ponto de equilíbrio, vem aí prejuízo. É hora, então, de reduzir despesas ou atualizar os preços. Que tal, então, calcular o ponto de equilíbrio para garantir a melhor Páscoa de sua empresa?

Fonte: Portal Sebrae