A internet é um importante canal no posicionamento de uma marca, ampliando acesso ao mercado para a oferta de produtos e serviços e auxiliando na construção do relacionamento com o cliente, independentemente de barreiras geográficas.
A presença das empresas na internet é um caminho inevitável, visto que cada vez mais pessoas a utilizam para realizar pesquisas, acessar informações, comunicar-se por redes sociais e, é claro, fazer negócios.
Existem pelo menos três grandes vantagens que um bom posicionamento na internet pode trazer para o seu negócio:
- Ser facilmente encontrado: as pessoas costumam realizar pesquisas na internet devido à comodidade e à eficiência. A presença na internet, a classificação adequada de informações por relevância e a otimização de canais são itens importantes para que os mecanismos de busca identifiquem sua empresa e mostre-a ao cliente.
- Construir reputação e relacionamento: assim que a empresa for encontrada, o cliente decidirá se permanecerá ou não no canal (redes sociais, site, outros). A oportunidade é única, portanto, deverá ser bem aproveitada, já que é o início de um relacionamento. Para manter o cliente em seu canal, é importante que haja informações relevantes, promoções e outras estratégias que o convençam a trocar dados de cadastro para o posterior desenvolvimento de ações de relacionamento.
- Otimizar processos para novos negócios: empresas como restaurantes, pizzarias e lanchonetes devem apresentar seus cardápios com textos bem elaborados e fotos impressionantes. No entanto, é importante pensar para além das informações básicas e acrescentar ferramentas para pedidos que facilitem a vida do cliente. Com isso, você terá o contato do cliente, sua preferência e poderá conhecer mais seu comportamento. Essas informações são um verdadeiro tesouro e possibilitam estreitar o relacionamento por e-mail, disponibilizar ofertas exclusivas, presentear o cliente em seu aniversário, entre outras ações criativas.Dicas: maneiras de alavancar negócios
– Disponibilizar informações completas sobre a empresa.
– Fazer anúncios.
– Automatizar a distribuição de e-mail marketing.
– Promover produtos e serviços.
– Mostrar novidades e lançamentos.
– Atrair novos clientes.
– Manter o relacionamento por meio de comunicação constante com clientes via e-mail, formulário eletrônico, blogs e redes sociais.
– Responder às perguntas mais frequentes (FAQ).
– Permitir aos clientes preencher os formulários eletrônicos com ordens de compras dos produtos.
– Receber relatórios com informações e estatísticas sobre a origem das visitas e os interesses dos visitantes.
– Abrir novos mercados.
Portal Sebrae