A meta da empresa é, a partir de 2026, operar todos seus sistemas que recebem em alta tensão com energia eólica e solar
Por meio de chamada pública, em julho de 2021, a Embasa conseguiu selecionar, entre fornecedores líderes globais de energia renovável, a melhor proposta de compra, no longo prazo, do principal insumo da empresa na prestação de serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto. Em fase de estabelecimento dos termos contratuais com o fornecedor, a entrega de energia verde à Embasa será iniciada em 2024, sendo que, até 2026, será a única fonte energética, em alta tensão, que vai movimentar os sistemas de água e esgoto na área de atuação da empresa de saneamento.
“A mudança da matriz energética da Embasa na operação de seus sistemas está alinhada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 7 da ONU e representa menos impacto ambiental na atividade da empresa, pois vamos evitar a emissão de 17,9 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera por ano. E tem também a economia com custo de energia elétrica de R$ 56 milhões, por ano, e de R$ 1,8 bilhão ao longo dos 19 anos de vigência do contrato”, explica o presidente da Embasa, Leonardo Góes.
O contrato a ser assinado prevê o fornecimento de 350 gigawatts/hora por ano de forma incentivada, com desconto de 50% na Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição, e integra o Programa de Energias Renováveis da Embasa. Os sistemas de água e esgoto que vão ser alimentados por energia 100% renovável e certificada, em alta tensão, estão espalhados por 350 municípios da área de atuação da empresa e atendem cerca de 10 milhões de pessoas.
Entenda o ODS 7
A Organização das Nações Unidas (ONU) tem uma lista de 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) que possuem metas de realização até 2030, compondo uma agenda de compromissos. O ODS 7 defende o uso da energia limpa e acessível: “Todos devem ter acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia”, e a Agenda 2030 declara que atender as necessidades da economia, conservando o meio ambiente é o grande desafio para o desenvolvimento sustentável. O ODS 7 recomenda o estabelecimento de metas de transição para a matriz energética limpa, visando a prevalência do uso de energia renovável em relação a fontes não renováveis e poluidoras.
Ascom Embasa