“É importante entender que quem não se adaptar ao mercado online dificilmente conseguirá se manter de pé no futuro, diz Tatiany Martins, diretora Comercial da Pitzi, que também traz dicas para digitalização das empresas
O dito “quem não é visto não é lembrado” nunca foi tão real como agora. Mas onde é preciso ser visto? Hoje, especialmente, nas diversas plataformas digitais. É na Internet que o consumidor tem o primeiro contato com os produtos e serviços e é lá que fazem as primeiras pesquisas quando tem algum problema ou demanda.
Tudo isso é resultado da aceleração digital, que tem impactado todos os setores da economia, e com o Varejo não é diferente. As empresas do setor que ainda não se adaptaram para atender seus clientes nos canais digitais, certamente, estão perdendo negócio.
“É importante entender que quem não se adaptar ao mercado online dificilmente conseguirá se manter de pé no futuro. A aceleração digital se tornou crucial para a manutenção dos negócios durante a crise sanitária e foram as lojas que já contavam com essa inovação que se sobressaíram melhor”, afirma Tatiany Martins, diretora Comercial da Pitzi – empresa especializada em proteção e seguro para smartphones.
Para a especialista, a aceleração digital nada mais é que uma forma de explorar os recursos tecnológicos disponíveis para impulsionar as vendas da empresa.
“Caso você tenha uma loja física, por exemplo, é importante pensar na possibilidade de criar um sistema para fazer as vendas pela internet, o chamado e-commerce. Porém, se ainda estiver lutando com a transformação digital, é válido inserir ao menos a comunicação e pós-venda neste formato, já que hoje o consumidor está cada vez mais digital”, ressalta.
Confira 3 dicas, dadas por Tatiany Martins, para melhorar a aceleração digital da sua loja:
1. Treine sua equipe para a cultura digital
“O primeiro conselho é treinar sua equipe para a cultura digital. De nada adianta aderir às inovações se sua equipe não estiver engajada no mesmo propósito. Nesse caso, é importante buscar treinamentos e capacitação dos funcionários para desenvolver a cultura digital na empresa”, ensina.
2. Invista na experiência do cliente
Deve-se também investir na experiência do cliente. “Segundo estudo da Zedenski, 98% das pessoas que receberam um atendimento ruim alteraram seu comportamento de compra. É essencial melhorar o atendimento online, ter uma ampla gama de canais à disposição dos usuários bem como trazer inovação e qualidade aos produtos oferecidos no site”, destaca.
3. Use métricas para acompanhar os resultados e modificar os processos
“Não posso deixar de citar a importância do uso de métricas para a aceleração digital. As transformações só acontecerão depois dos resultados, portanto, eles precisam ser mensurados por ferramentas específicas. Quanto mais você souber sobre o seu cliente, mais fácil será melhorar os processos digitais”, ressalta.