Cinco dicas infalíveis para vender mais no Instagram

10 de julho de 2023

As redes sociais estão em constante crescimento e colaborando cada vez mais para o impulsionamento dos negócios. E o Instagram tem se tornado o canal mais propício para conquistar clientes e aumentar as vendas, uma vez que a plataforma oferece recursos exclusivos para empresas, que, se usados estrategicamente, tornam possível atrair e fidelizar o público.

“O Instagram é a maior vitrine que um negócio pode ter atualmente. A rede conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos, sendo cerca de 100 milhões só no Brasil. Com isso, ter uma conta nesta plataforma possibilita que a marca, produtos ou serviços sejam vistos por pessoas do mundo inteiro. Saber aproveitar todo o potencial da ferramenta é essencial para gerar mais resultados para o negócio”, explica Vinícius Torresan, coordenador de Conteúdo do O Novo Mercado.

Pesquisa da Opinion Box mostra que o Instagram foi o aplicativo em que os brasileiros passaram mais tempo em 2022. Além disso, o aplicativo está instalado no smartphone de 92% dos brasileiros. Já levantamento realizado pelo Sebrae indica que 94% dos pequenos negócios contam com perfil no Instagram. Os resultados reforçam que a rede social é um importante canal de vendas e que não pode ser deixado de lado pelas empresas na hora de elaborar as estratégias para atrair os consumidores.

Conheça 5 dicas de sucesso para conquistar clientes e vender mais no Instagram:

Dica 1: Conheça o público-alvo
A partir do momento que entende quem é o público-alvo fica mais fácil desenvolver conteúdos que despertam o interesse dessa audiência. Por isso, antes de começar a fazer qualquer planejamento, dedique um tempo para conhecer o cliente para ser mais assertivo nas estratégias de vendas.

Dica 2: Humanize o perfil para ter sucesso
A humanização do perfil é importante, uma vez que a maior parte dos usuários de redes sociais não se sente confortável interagindo com empresas robóticas, que oferecem um serviço frio e impessoal. As marcas que conseguem se posicionar nas redes de maneira mais humana, mostrando que realmente se preocupam com as necessidades e problemas do público, ganham mais destaque.

Dica 3: Utilize a plataforma para conquistar e fidelizar clientes
A rede funciona como um poderoso canal de relacionamento pessoal, capaz de impactar e atrair clientes do mundo inteiro. Para isso, é importante que o perfil produza conteúdo de valor e assim conseguir se posicionar como referência na sua área de atuação. Dessa forma, será lembrado pelas pessoas quando precisarem comprar algum produto ou contratar algum serviço semelhante. Se bem utilizado, o Instagram pode ser uma ferramenta importante de fidelização de clientes, pois permite um contato mais próximo com o consumidor.

Dica 4: Use os recursos para potencializar as vendas
O Instagram possui uma série de recursos que, se bem utilizados, podem ajudar as empresas a atrair mais clientes e potencializar as vendas. Stories, reels e carrosséis de conteúdo são úteis porque ajudam a marca a gerar valor e se posicionar como autoridade e engajar a audiência. O Instagram Shopping, por exemplo, é uma funcionalidade que atua como uma vitrine para produtos físicos e facilita a jornada de compra. Já o Instagram Ads possibilita a publicação de anúncios na plataforma, aumenta o alcance das publicações e permite a inclusão de links de redirecionamento para levar o cliente direto para o site ou e-commerce.

Dica 5: Gere conteúdo de valor para o público
Um dos principais erros que as marcas cometem na plataforma é focar suas publicações muito na divulgação de seus produtos e serviços e esquecem dos conteúdos que geram valor para o público. Para isso, as empresas devem sempre criar conteúdos que estimulem a interação do público, como quizzes, enquetes, dicas e resenhas. O que não faltam são recursos para isso no Instagram.

Varejo S.A.