Obra de ampliação da cobertura da feira do bairro Brasil atende sonho antigo dos comerciantes

13 de novembro de 2023

“Pra gente, essa obra é um sonho realizado porque estávamos precisando. Vai beneficiar bastante o pessoal que vende frutas e verduras, que sofre com o sol e com a chuva, e vai trazer mais clientes porque vai deixar a feira arrumada. Vai ficar uma obra de excelência”, definiu a feirante Maria Jucilane, ao definir a ampliação da cobertura da feira do bairro Brasil que está sendo realizada pela Prefeitura.

Desde a última terça-feira (7), a equipe da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), sob a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) deu início à perfuração para instalação da primeira parte da estrutura de metal que sustentará a cobertura. Nesta sexta-feira (10), para vistoriar o andamento dos trabalhos, a prefeita Sheila Lemos esteve no local, acompanhada de sua equipe e do vereador Luís Carlos Dudé.

“Ontem, durante meu pronunciamento no aniversário da cidade, eu falava que a nossa missão é realizar os sonhos dos moradores de Conquista. Trabalhamos para isso. E este era um sonho não só dos feirantes, mas de toda a população que vem até esse espaço. Esperamos, com essa obra, que haja aqui um espaço digno para quem trabalha e também para quem vem comprar”, disse a prefeita.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Luís Paulo Sousa, a obra deve beneficiar em torno de 400 comerciantes, entre fixos e flutuantes, que trabalham no local. “Algumas dessas pessoas atuam aqui há mais de 10, 20 anos nessas condições. Então, vai ser uma obra que, não só vai proporcionar um local mais adequado para todos, como também vai fortalecer o desenvolvimento econômico desta região”, ressaltou.

É o que espera Karine Souza. Ela comercializa frutas e verduras na feira do bairro Brasil há, pelo menos, 20 anos. Por isso, vê essa obra com alegria e esperança de fortalecimento das vendas. “A reforma da feira vai trazer benefícios não só pra gente que é feirante, mas também para os clientes. Com a cobertura, a gente não vai ficar mais no sol, na chuva, vamos ficar protegidos e melhorar as vendas no bairro”, assegurou.

Próximas etapas – Segundo o diretor-presidente da Emurc, Paulo Rocha, com a conclusão da perfuração do solo para construção da fundação que sustentará a estrutura metálica da cobertura, a obra está 7% executada. Ao todo, foram 20 perfurações com pouco mais de 3 metros de profundidade.

Nas próximas semanas, estas perfurações serão preenchidas com aço e concreto para dar sustentação aos pilares. “Sabemos que será uma estrutura grande, então precisamos construir uma base sólida. Nas próximas semanas, daremos início à construção dos pilares e esperamos que, até o fim de dezembro, a gente tenha uma estrutura visível para a população”, disse o secretário da Seinfra, Jackson Yoshiura.

Mais investimentos – O investimento total nas obras que beneficiarão a região da feira do bairro Brasil soma mais de R$ 2,5 milhões e é proveniente de emenda parlamentar do deputado federal Arthur Maia, por meio do mandato do vereador Luís Carlos Dudé.

E, de acordo com o vereador, o deputado estadual Niltinho, por intermédio do seu mandato, destinará emenda para instalação de um poço artesiano na feira do bairro Brasil. “Será um equipamento para atender a comunidade da feira como um todo, mas, em especial, dos açougues e frigoríficos que ali estão”, contou.

Ainda, em atendimento ao pedido da prefeita e do secretário Luís Paulo, ele já solicitou ao deputado federal Arthur Maia a destinação de emenda para que um carro-pipa passe a atender exclusivamente as feiras da cidade.

PMVC