Golpes em compras online somaram prejuízo de 530 milhões de reais

16 de fevereiro de 2024

No ano de 2023, a soma de pessoas que caíram em golpes ao realizar compras online atingiu um número alarmante. De acordo com dados do E-commerce Brasil, mais de 80 mil pessoas foram vítimas dessas práticas fraudulentas, o que representa um prejuízo de 530 milhões de reais. Esse cenário preocupante evidencia a importância de se tomar medidas de segurança ao realizar compras pela internet.

A facilidade e a comodidade das compras online têm atraído cada vez mais consumidores, mas também têm se tornado um ambiente propício para a atuação de criminosos. Os golpes podem ocorrer de diversas formas, desde a clonagem de cartões de crédito até a venda de produtos falsificados ou inexistentes. Por isso, é fundamental que os consumidores estejam cientes dessas ameaças e adotem medidas preventivas para evitar serem enganados.

Pensando na segurança dos seus clientes, a Netmak, maior e-commerce de empilhadeiras do Brasil, lançou uma campanha de conscientização para alertar os consumidores sobre os golpes que podem ocorrer na compra desse tipo de equipamento. Com o aumento da demanda por empilhadeiras nos últimos anos, muitos golpistas têm se aproveitado da falta de conhecimento dos compradores para aplicar golpes e vender equipamentos de baixa qualidade ou até mesmo inexistentes.

“A nossa campanha tem como objetivo principal informar e educar os consumidores sobre os principais sinais de um golpe na compra de empilhadeiras. Produzimos um ebook e vamos disponibilizar materiais educativos no nosso site e redes sociais, para que todos fiquem atentos e possam identificar e evitar esses tipos de golpes”, comenta Silene Medeiros, CEO da Netmak.

No material produzido pela empresa, são citados os três maiores golpes do ramo: empilhadeira falsa, boleto falso e transportadora falsa. Os consumidores devem ficar atentos a todos os detalhes antes da compra para não serem lesados por criminosos.

“Se a empilhadeira for barata demais, sempre desconfie. Antes de fazer o pagamento, solicite o CNPJ da empresa e pesquise pelas informações no site da Receita Federal. Outra dica importante é conversar com outras pessoas que realizaram a compra antes, assim você terá um feedback da experiência para evitar transtornos”, ressalta Silene.

No ebook elaborado pela Netmak também constam 10 ações da empresa para a segurança digital. Dentre elas estão: site com domínio próprio, atendimento em tempo real via WhatsApp, orientações sobre tributação e financiamentos, parceria com transportadores confiáveis e compromisso no pós-venda.

Varejo S.A.