Os alunos vão realizar uma mostra tecnológica, com os projetos desenvolvidos em atividades do curso, por meio do Grupo de Estudos em Automação e Robótica – Gear.
O Gear elabora pesquisas que envolvem soluções nas áreas de robótica e automação, mas também relacionadas à inteligência artificial. O mouse de computador controlado por meio do movimento ocular, por exemplo, promete ser uma esperança para pessoas com deficiência de mobilidade.
Os estudantes também vão apresentar o resultado da pesquisa em robótica agrícola, cujo resultado é um carrinho que facilita a vida do produtor rural quanto ao mapeamento do ambiente.
E não é só isso. O drone desenvolvido pelos estudantes da FAINOR utiliza um sistema de câmera e inteligência artificial que monitora e mapeia a localização de, por exemplo, caixas d’água destampadas. O experimento pode ser de grande ajuda nas estratégias de combate a doenças como a dengue.
A participação dos estudantes no Fórum Municipal da Juventude Rural é uma oportunidade de despertar o olhar dos jovens para as possibilidades que a pesquisa tecnológica pode oferecer. “A ideia é aproximar a Faculdade da comunidade. Mostrar as melhorias que a tecnologia desenvolvida aqui pode oferecer à sociedade na prática”, conclui o coordenador do curso de Engenharia de Computação da FAINOR, professor Adalberto Igor Oliveira.