82% das pessoas não confiam nas redes sociais, segundo pesquisa

22 de julho de 2024

Diante desta crise de confiança, descubra como incorporar imagens geradas por IA no marketing das empresas

82% das pessoas não confiam nas redes sociais, segundo pesquisa da iStock

Para 82% das pessoas, o conteúdo nas redes sociais não é totalmente confiável, ao menos é o que aponta a pesquisa VisualGPS da iStock. Esta é uma lacuna significativa de confiança com a produção de conteúdo para as marcas. Diante deste cenário, a iStock divulgou novas dicas baseadas em dados para que empresas naveguem pelo uso da IA generativa com mais tranquilidade.

A plataforma de comércio eletrônico destacou que para as organizações pequenas, essa desconfiança representa um desafio: como se conectar autenticamente com seu público em um ambiente repleto de ceticismo. “As empresas de todos os setores estão lutando com a integração da IA generativa em seu fluxo de trabalho criativo e é crucial que entendam os riscos e as recompensas desta tecnologia”, disse a Dra. Rebecca Swift, diretora global de conteúdo criativo da plataforma.

Uma descoberta importante é que as pessoas esperam transparência nas redes sociais, com quase 90% das pessoas dizendo que querem saber se uma imagem foi criada usando IA. Especialistas em conteúdo visual da iStock identificaram vários pontos-chave para serem levados em conta ao incorporar imagens geradas por IA em sua estratégia de marketing:

  • As imagens geradas por IA são os recursos certos para este projeto? Considere o tipo de conteúdo visual (gerado por IA, pelo usuário ou banco de imagens), inclusive o formato (imagem ou vídeo) que melhor se alinha ao seu público, à sua mensagem e aos seus objetivos. A pesquisa VisualGPS revelou que 98% dos consumidores concordam que imagens e vídeos “autênticos” são fundamentais para estabelecer a confiança, indicando que, quando a construção da confiança é o foco, o conteúdo gerado pelo usuário ou o conteúdo de banco podem ter um desempenho melhor para envolver o público.
  • Imagens geradas por IA podem ajudar minha empresa a se destacar? A criatividade humana, quando aplicada a imagens e conceitos visuais de IA, pode resultar em infinitas possibilidades, permitindo que você obtenha a imagem desejada mais rapidamente. Ainda assim, imagens ou vídeos de alta qualidade elaborados por criadores especializados podem atender às necessidades de conteúdo e economizar tempo e dinheiro. A tecnologia de IA também pode modificar bancos de imagens existentes, adicionando, substituindo ou removendo quaisquer elementos para personalizar ainda mais a imagem para seu projeto.
  • Quando devo sinalizar que as imagens são geradas por IA? A transparência é fundamental, especialmente se a autenticidade for uma parte importante de sua estratégia online. Use imagens e vídeos que mostrem pessoas reais em lugares reais para se conectar com seu público. Sinalize claramente que o conteúdo é gerado por IA para evitar que seu público se sinta enganado.
  • As imagens geradas por IA são legalmente seguras para conteúdo de marketing? Certifique-se de que as ferramentas de geração de imagens de IA que você usa não criam conteúdos com elementos legalmente protegidos que possam representar um risco para sua empresa.

Varejo S.A.