Diante desta crise de confiança, descubra como incorporar imagens geradas por IA no marketing das empresas
Para 82% das pessoas, o conteúdo nas redes sociais não é totalmente confiável, ao menos é o que aponta a pesquisa VisualGPS da iStock. Esta é uma lacuna significativa de confiança com a produção de conteúdo para as marcas. Diante deste cenário, a iStock divulgou novas dicas baseadas em dados para que empresas naveguem pelo uso da IA generativa com mais tranquilidade.
A plataforma de comércio eletrônico destacou que para as organizações pequenas, essa desconfiança representa um desafio: como se conectar autenticamente com seu público em um ambiente repleto de ceticismo. “As empresas de todos os setores estão lutando com a integração da IA generativa em seu fluxo de trabalho criativo e é crucial que entendam os riscos e as recompensas desta tecnologia”, disse a Dra. Rebecca Swift, diretora global de conteúdo criativo da plataforma.
Uma descoberta importante é que as pessoas esperam transparência nas redes sociais, com quase 90% das pessoas dizendo que querem saber se uma imagem foi criada usando IA. Especialistas em conteúdo visual da iStock identificaram vários pontos-chave para serem levados em conta ao incorporar imagens geradas por IA em sua estratégia de marketing:
- As imagens geradas por IA são os recursos certos para este projeto? Considere o tipo de conteúdo visual (gerado por IA, pelo usuário ou banco de imagens), inclusive o formato (imagem ou vídeo) que melhor se alinha ao seu público, à sua mensagem e aos seus objetivos. A pesquisa VisualGPS revelou que 98% dos consumidores concordam que imagens e vídeos “autênticos” são fundamentais para estabelecer a confiança, indicando que, quando a construção da confiança é o foco, o conteúdo gerado pelo usuário ou o conteúdo de banco podem ter um desempenho melhor para envolver o público.
- Imagens geradas por IA podem ajudar minha empresa a se destacar? A criatividade humana, quando aplicada a imagens e conceitos visuais de IA, pode resultar em infinitas possibilidades, permitindo que você obtenha a imagem desejada mais rapidamente. Ainda assim, imagens ou vídeos de alta qualidade elaborados por criadores especializados podem atender às necessidades de conteúdo e economizar tempo e dinheiro. A tecnologia de IA também pode modificar bancos de imagens existentes, adicionando, substituindo ou removendo quaisquer elementos para personalizar ainda mais a imagem para seu projeto.
- Quando devo sinalizar que as imagens são geradas por IA? A transparência é fundamental, especialmente se a autenticidade for uma parte importante de sua estratégia online. Use imagens e vídeos que mostrem pessoas reais em lugares reais para se conectar com seu público. Sinalize claramente que o conteúdo é gerado por IA para evitar que seu público se sinta enganado.
- As imagens geradas por IA são legalmente seguras para conteúdo de marketing? Certifique-se de que as ferramentas de geração de imagens de IA que você usa não criam conteúdos com elementos legalmente protegidos que possam representar um risco para sua empresa.
Varejo S.A.