Presença digital: empreendedores precisam criar um perfil pessoal e profissional nas redes sociais?

29 de julho de 2024

Para especialista em branding, é fundamental que a imagem pessoal seja distribuída de forma estratégica e intencional

Presença digital empreendedores precisam criar um perfil pessoal e profissional nas redes sociais

Com o alto volume de pessoas conectadas nas redes sociais em todo o mundo, a discussão sobre a necessidade de estar presente no universo online se tornou essencial para grandes empresas e empreendedores. Segundo dados da Hootsuite e WeAreSocial, mais de 4,2 bilhões de pessoas utilizam redes sociais atualmente em todo o planeta. No Brasil, são mais de 150 milhões de brasileiros utilizando as redes, o que representa cerca de 70% da população.

Embora ainda haja uma parcela da população sem presença digital, a chance de seu negócio ser conhecido por mais pessoas aumenta no online. Isso eleva a possibilidade de vendas de produtos e serviços, além da divulgação gratuita, quando ainda não é possível investir financeiramente nas redes sociais.

Atualmente, o Brasil tem ao menos 42 milhões de empreendedores, de acordo com uma pesquisa do Sebrae e da Anegepe (Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas). Portanto, a importância de criar uma narrativa consistente e uma presença forte no digital se tornou essencial.

Vantagens e desvantagens de perfis separados

Manter perfis separados oferece a vantagem de direcionar o conteúdo de forma clara para o público-alvo específico. Segundo Daiane Milani, especialista em branding, que já trabalhou a marca de mais de 500 empresas ao redor do mundo, tudo depende da estratégia e dos objetivos. “Se o foco for expandir a marca pessoal, não vejo razão para ter duas contas. No entanto, se a meta for desenvolver a marca corporativa, então faz sentido ter duas contas”, relata.

A especialista comenta sobre as vantagens de ter dois perfis, como a possibilidade de afunilar muito bem e direcionar de forma clara e objetiva o seu conteúdo para o seu público alvo, evitando confusão sobre a finalidade do perfil. “Isso é particularmente útil para evitar a mistura de mensagens pessoais e profissionais, o que pode causar ruído na comunicação”, pontua.

Por outro lado, a desvantagem de manter perfis separados é que o cliente pode não sentir segurança suficiente para fazer negócios, pois verá apenas uma parte da pessoa. “O cliente vendo somente um perfil com fim profissional pode não sentir segurança suficiente para fazer negócios, considerando que verá somente uma parte daquele empresário”, alerta.

Conteúdo adequado para cada tipo de perfil

Quando se opta por perfis separados, é importante definir claramente o tipo de conteúdo que será compartilhado em cada um. “Para perfis profissionais, o foco deve ser em conteúdos que agreguem valor e reflitam os valores e objetivos da empresa. No caso de perfis unificados, deve-se adotar uma abordagem estratégica e intencional. Para evitar confusões na comunicação, é importante traçar os valores que serão abordados, de acordo com quem o cliente é e como será a sua linha editorial”, finaliza.

Varejo S.A.