Ter equipes online é uma nova realidade de negócios

26 de novembro de 2012

Hoje não é mais necessário reunir profissionais em um mesmo espaço físico para desenvolver projetos com excelência. Conheça o case Webinsider.

 
Vivemos em um momento de grande transição nos modelos de negócio, no qual a realidade de muitas empresas – de todos os segmentos – está estritamente situada no meio virtual.Home offices, startups com empreendedores parceiros espalhados por todos os cantos do globo e projetos colaborativos – seja com profissionais que “assinam” seus trabalhos ou com anônimos – ganham força e significativo peso na economia mundial.Paradigmas com séculos de existência mudaram radicalmente – ou sendo mais coerente – precisaram evoluir. Mudou-se a forma de fazer negócio, porém todos os conceitos-base como planejamento, estratégias, análises e ética permanecem.Hoje, o porte das empresas não pode ser medido unicamente pelo seu tamanho. É preciso analisar a sua relevância e postura no seu mercado de atuação.Já virou rotina um aplicativo desenvolvido por algum jovem conseguir muito mais retorno financeiro do que alguns produtos de grandes corporações.Existem espalhados pela web, inúmeros profissionais que geram soluções de alto valor, muitas das quais, de uso diário por um grande número de pessoas.São como nichos de conhecimento.E o segredo do sucesso é criar pontes para uni-los.Case Webinsider: reestruturação integral

história do Webinsider segue o mesmo paralelo da história da divulgação de conteúdos na internet brasileira e há mais de uma década o site apresenta artigos e autores com muita qualidade e opinião.Antes da versão atual, o site já teve duas interfaces: a primeira do ano 2000 e a versão de 2006. Ambas foram muito interessantes, pois atendiam às necessidades das suas épocas.Estamos na “Era da diversidade de dispositivos e das redes sociais”. O acesso à internet acontece por smartphones, iPads, geladeiras, etc. E todos estão interconectados pelas redes sociais.Então, os objetivos principais dessa reestruturação foram:

  • Inovação;
  • Leveza;
  • Design clean e eficiente;
  • Navegação intuitiva;
  • Maior interação com o público;
  • Foco no conteúdo (leitura, comentários, compartilhamento e sistema eficiente de buscas).

Com essas visões, foi planejado e desenvolvido o novo site. Com uma diferença interessante em relação às versões anteriores: todo projeto foi estruturado online, por profissionais fisicamente distantes.Brasília-DF, Belo Horizonte-MG e Guarulhos-SP são as bases operacionais de Vicente Tardin,Juliano Alvarenga e Eduardo Kasse, managers desse projeto.Cada um no seu quadrado

Não é fácil trabalhar à distância, mesmo com todas as ferramentas de comunicação, pois temos que sincronizar agendas, criar uma documentação bem feita e, acima de tudo, confiar plenamente em cada membro da equipe.Todo profissional com quem iniciamos uma parceria deve agregar conhecimento, experiência eexpertise para o negócio. E foram esses parâmetros que nortearam todas as nossas ações.Cada um ficou responsável por áreas bem definidas e teve total autonomia de trabalho. E as decisões conjuntas eram discutidas e acordadas em reuniões semanais. Obviamente, tivemos que administrar divergências e cada um cedeu e ganhou um pouco em cada etapa. Tudo pela excelência!Aliás, utilizamos o padrão dos métodos ágeis para as reuniões e diariamente conversávamos por meia hora para relatar ações, evoluções e necessidades.Conhecimento, o Santo Graal do mercado contemporâneo

Além desse trio, contamos com as inteligências em programação / banco de dados, da equipe técnica responsável pelos servidores de hospedagem e de outros profissionais que ajudaram nos testes e verificações. Assim, acrescentamos mais locais como Rio de Janeiro-RJ e São Paulo-SP.Ou seja, mais nichos que foram interligados com êxito.Enfim, para o sucesso da empreitada uma tríade de valor foi essencial: profissionalismo, comprometimento e respeito.Somente assim, a distância física não se tornou uma barreira, não gerou distorções indesejadas e prejudiciais ao bom andamento das atividades.E, sem isso, seria impossível criar qualquer solução para um projeto do porte e com o nível de qualidade do Webinsider.
Até mais! [Webinsider]
Por Eduardo Kasse
Imagem: iped.com.br