Por Débora Álvares, da Exame.com São Paulo – Além de precisar pensar nos tipos de produtos e serviços oferecidos, estabelecer preços, montar um plano de negócios e conseguir investimentos, quem está chegando ao mercado precisa avaliar o local em que a empresa vai funcionar. E esta tarefa está entre as grandes dificuldades de empreendedores iniciantes – e até dos mais experientes. Embora 43 novos shoppings estejam em construção no país, como mostram dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), a procura por pontos comerciais não será suprida. Um recurso em moda para driblar os altos valores cobrados são os empreendimentos mixed-used, que agregam escritórios, apartamentos, lojas, flats e shopping em um mesmo prédio. Apesar da busca por soluções, os aluguéis de pontos comerciais têm preços em pleno crescimento – especialistas em mercado imobiliário esperam um aumento de 100% sobre os preços já praticados até a Copa do Mundo de 2014. Além do valor, outra questão a ser levada em consideração, destaca o professor da Faculdade de Administração da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) Armando Terribili, é a existência de mão de obra qualificada por perto. “Treinar funcionários também é oneroso”. Com a mesma linha de pensamento, ele destaca a necessidade de averiguar a infraestrutura da região de instalação. “Importar matéria-prima também é caro. Por isso, é melhor para uma fábrica de cocada, por exemplo, estar instalada no Nordeste e não no Sul.” Especialistas ouvidos por Exame.com destacaram outros fatores a serem considerados na escolha do melhor local para instalar uma empresa.
3 fatores indispensáveis para escolher o local da sua empresa
16 de março de 2012