Tradicionais nas comemorações de Natal do hemisfério norte, os gingers ougingerbread man, como são conhecidos os biscoitos à base de gengibre, foram popularizados pela rainha da Inglaterra Elizabeth I.
Reza a lenda que, durante uma de suas magníficas festas no palácio real, a rainha decidiu presentear seus convidados com a guloseima cortada no formato de um homenzinho decorado com as características de cada um dos presenteados. A ideia agradou tanto que até hoje, os gingers fazem parte da tradição de Natal, fazendo fama, inclusive no cinema, como é o caso do famoso homem-biscoito, personagem de Shrek, animação dos estúdios Universal.
Apesar de não serem tão conhecidos no Brasil, os biscoitinhos certamente vão agradar os paladares mais exigentes com seu sabor adocicado na medida certa. Além de deliciosos, eles são fáceis de fazer e, por isso, não pede muita habilidade na cozinha.
Quer se aventurar? Então separe os ingredientes e siga as dicas de Rosa Gonzales, chef patissier do Ateliê Dona Formiga que ensina, na aba de fotos, como fazer esta delícia de Natal.
Ingredientes
Massa:
1 xícara (de chá) de manteiga
1 xícara (de chá) de açúcar mascavo
4 colheres (de sopa) de mel
2 xícaras (de chá) de farinha de trigo peneirada
2 colheres (de chá) de gengibre em pó
1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio
1 ovo
Glacê
1 clara de ovo
½ xícara (de chá) de açúcar de confeiteiro
Corante alimentício nas cores verde, vermelho, azul e roxo a gosto
<> Utensílios
Panela
Espátulas
Fouet ou garfo
Tigelas
Papel filme
Moldes de biscoito em formato de homem e árvore de Natal
Assadeira
Tapete de silicone ou papel manteiga
Sacos e bicos de confeiteiro nº3 e nº 1
Serviço
Profissional: Rosa Gonzales
Gingers: Ateliê Dona Formiga
Produção: Ana Carolina Santos
Fotos: Gis Ciasca