Programe-se para vencer em 2013

31 de dezembro de 2012

Mais um final de ano está aí. Um período que nos leva a refletir sobre o ano que passou e nos faz pensar em novas conquistas para o próximo ano. Então, escreva seus objetivos e planos, pois quando você os coloca no papel, eles podem ficar mais fortes em sua mente. Isso porque o cérebro precisa ter alvos bem definidos para mobilizar o potencial interior. Quando os objetivos são formulados de forma clara, a motivação aumenta, e isso pode dar um significado diferente para o trabalho do dia a dia. Se programar para vencer significa clarificar seus objetivos para que você possa se imaginar atingindo aquilo que almeja. Em 2013, você pode renovar seus sonhos, buscar atingir novos patamares em sua vida pessoal e profissional, ou dar continuidade e terminar coisas que começou em 2012. Por exemplo, continuar um curso de inglês, continuar a praticar exercícios físicos, etc.

Veja a seguir algumas dicas práticas para focar suas vitórias em 2013:

Defina o que você quer em cada área de sua vida X o que não quer 

Escolha as áreas da vida mais importantes: profissional, financeira, saúde, familiar e outras, e determine o que você quer. Evite usar a forma negativa para formular seus objetivos. Por exemplo: se o seu objetivo é no aspecto físico, e você pretende emagrecer, então não diga que não quer engordar. Pense e escreva: quero ter X quilos. Escolher o que não quer faz o cérebro focar em condições adversas, ou seja, você acaba se concentrando naquilo que não é de seu interesse. Preste muita atenção quando fizer a escolha de seu objetivo, porque ele deve ser iniciado, controlado e concluído por você, uma questão de responsabilidade pessoal. Nada de criar objetivos falsos do tipo: “quando o fulano fizer a parte dele, vou conseguir”. Depois, analise se a sua escolha é concreta, se o objetivo é prático, mensurável e se pode ser conquistado dentro de um espaço de tempo adequado.

“Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir”. (Sêneca)

Crie o filme da conquista de seus objetivos 

Imagine que você tenha que montar um quebra-cabeça. Você começa a encaixar as peças para ver onde vai chegar ou você olha primeiro o modelo da imagem que será montada com o encaixe das peças? Visualizar a conquista dos objetivos significa ver a vitória para depois encaixar as peças que vão te levar até lá. Você ainda não esteve no futuro, ou seja, no momento da conquista de seus objetivos, mas deve ser capaz de se imaginar lá, vendo, ouvindo e sentindo como se estivesse comemorando e desfrutando daquilo que deseja. Crie um quadro mental da realização de seus objetivos, com sensações e imagens da conquista. Pode parecer estranho, mas a Neurociência vem demonstrando que os grandes vencedores criam primeiro o filme da conquista e depois agem com mais motivação na direção daquilo que foi projetado.

Planeje seus objetivos e metas 

Fazer um planejamento pessoal vai ajudar você a usar o tempo da melhor forma possível para conquistar aquilo que é importante. Siga as instruções a seguir:

A) Especifique o seu objetivo O objetivo precisa ser datado. Determine um prazo para conseguir atingir seu alvo. A maioria das pessoas não especifica seus objetivos, elas deixam para “um dia” acontecer. Na virada de ano, as pessoas dizem que no ano novo vão fazer isso ou aquilo, mas para o cérebro focar e criar as condições necessárias é fundamental ter um alvo bem específico.

B) Faça um plano de ação, ou plano de metas

Estipule metas para cada objetivo escolhido. Determine o que vai fazer para conquistar o objetivo (liste as ações) e quando vai fazer (tempo realista e viável). Não se esqueça de determinar como vai fazer para cumprir suas metas (métodos e meios). Determine o início e o fim das ações/metas. Faça com que cada meta seja um degrau que o aproximará da realização de seu objetivo.

“É importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingi-las”. (Bernardinho)

Portanto, visualize, sinta-se merecedor de conquistar muito mais, planeje, aja e esteja sempre alinhado com seus objetivos. Vários percalços poderão aparecer na jornada, mas não desanime, erga a cabeça e refaça seu planejamento se for preciso. Não espere o dia de amanhã para começar a fazer algo que contribua para a conquista dos seus maiores objetivos. Faça agora o que você pode, use agora o que tem, comece agora onde estiver. Então vamos lá! Reserve um tempo e, sem pressa, programe suas vitórias de 2013 para iniciar o ano motivado.

Por