Brasil: virtualização cresce 80% em três anos

20 de março de 2012

De Olhar Digital

Uma pesquisa com 500 executivos de TI, feita pelaAssociação Brasileira de e-business, apontou que serviços de virtualização cresceram 80% no Brasil em apenas 3 anos, além de ser usado por 59% dos entrevistados, em suas diversas modalidades.

A pesquisa também descobriu que 44% das empresas buscam a virtualização quando há necessidade de redução de custos com energia elétrica, espaço para armazenamento e compra de equipamentos. Porém, como em outros serviços e até em produtos, os custos da virtualização no Brasil ainda são altos demais – um dos principais motivos que levam 67% dos executivos entrevistados a pensar duas vezes antes de adotar o serviço.

O armazenamento é a vertente mais utilizada pelas empresas (65%), seguido de aplicações (6%), desktops (3%) e servidores (2%). Na outra ponta, 22%acham desnecessária a implantação da virtualização e outros 9% dizem não ter a intenção de adotar o serviço.