O Índice de Confiança de Serviços (ICS), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), iniciou 2013 em alta, com um crescimento de 1,1% na comparação de janeiro deste ano com dezembro de 2012. O setor de serviços está mais otimista em relação ao momento atual, medido pelo subíndice da situação atual, que cresceu 4,2% entre dezembro e janeiro.
O crescimento é resultado de uma melhor avaliação em relação à demanda atual por serviços. O percentual de empresas que percebem o volume de demanda atual como forte aumentou de 16,5% para 18,2% de dezembro para janeiro, enquanto aquelas que o consideram fraco recuaram de 20,3% para 16,6%.
Já em relação aos próximos meses, os empresários do setor de serviços estão menos confiantes. O subíndice de expectativas caiu 1,2% de dezembro para janeiro. A queda foi provocada justamente pelo menor otimismo em relação à demanda futura.
A proporção de empresas que preveem aumento da demanda caiu de 47,3% em dezembro de 2012 para 46,1% em janeiro deste ano. Já o percentual daquelas que esperam diminuição da demanda aumentou de 3,5% para 5,7% no período.
Fonte: Diario de Pernambuco