Muitas vezes, fazer compras pela Internet significa entrar em um site de buscas e comparar preços. Porém, cada vez mais trata-se de uma experiência interativa. Isso porque muitas pessoas já adquirem seus produtos com “cabeça de shopping”, ou seja, pesquisam como se estivessem indo às compras. São indivíduos com gosto por novidade.
Se você possui uma loja virtual, aqui está sua chance para capturar clientes em potencial, certo? Mas como?
Emoção e a interação são peças chave
O segredo é oferecer um cenário de compra física em um ambiente virtual. Isso pode ser realizado através do compartilhamento de reações, de forma instantânea.
Alguns sites, por exemplo, já exibem botões descritivos sobre seus itens, como “íncrivel”, “importante” (entre outros). Ao clicar em um deles, o futuro comprador se depara com uma série de comentários sobre seu objeto de desejo, tornando o processo de compra mais social e fugindo do esquema chato e burocrático do: carrinho + forma de pagamento.
Exiba as tendências de mercado
Caracterize os itens da sua loja virtual por segmentos e exiba todos os comentários. Mostre o que está bombando no momento. Por meio desta estratégia, até visitantes casuais adquirem algum produto. Afinal, quem resiste a uma novidade legal e bem apresentada?
Site móvel de qualidade
Já não é novidade que muita gente acessa cada vez mais o Facebook e o Twitter por meio de seus celulares. Tal tendência representa um destaque relevante no sistema de compra. Isso porque o comportamento de um usuário de dispositivos móveis é diferente do daquele acostumado com seu PC.
A grande diferença é que os fãs de mobile não têm paciencia para longos tempos de espera. Sendo assim, certifique-se de que sua trajetória de comércio eletrônico móvel seja ágil e prática.
Utilize os dados dos usuários como estratégia de vendas
Há muito tempo que a indústria de anúncios online domina a arte de segmentação comportamental. E realiza tal procedimento ao armazenar nossas informações deixadas online para nos apresentar anúncios mais interessantes (não só por isso, é claro, como nós sabemos).
A mesma estratégia é possível (também há algum período) na loja virtual. Através do modo como as pessoas interagem, dos comentários gerados, assim como de outras informações (como idade, estado civil, entre outras), você pode conhecer o perfil de cada comprador.
Assim, ao traçar este perfil, você pode oferecer o que cada individuo gosta, quando o mesmo retornar a seu site.
Inspiração: Mashable
Fonte da imagem: www.raddar.com.br