Há algum tempo, o site argentino Los Recursos Humanos publicou uma matéria – Comunicaciones Internas ¿para qué sirven? – que nunca sai de moda. Fundamentalmente, aborda os objetivos principais da comunicação interna: transmitir aos funcionários a informação institucional da empresa, fomentar os valores culturais da organização, motivar e conhecer a opinião dos funcionários.
Contudo, enfatizam que transmitir informação não é comunicação. As organizações que apostam em estabelecer verdadeiras redes de comunicação geram uma cultura de portas abertas, onde qualquer pessoa pode falar com Diretores, Gerentes e seu próprio líder, sem pedir permissão.
Além disso, empresas culturalmente comunicativas promovem a melhora constante das relações interpessoais, como também o trabalho em equipe e o voluntariado solidário. Em outras palavras, a comunicação é ferramenta gerencial e cabe aos líderes incorporar e propor uma ética de convivência social permeada de diálogo. Afinal, “o olho no olho” é – sem dúvida – a forma de comunicação mais valorizada pelas pessoas.
Veja toda a matéria:http://www.losrecursoshumanos.com/comunicacionesinternas1.htm
Por Renata Di Nizo