A soma de alguns comportamentos reflete o nível de competência dos profissionais
A era da Globalização possibilita a todos desenvolver o seu melhor, tanto pessoalmente, como profissionalmente. A soma de algumas características, harmonizadas com alguns pontos emocionais e físicos, colaboram e ajudam você a chegar mais facilmente ao sucesso profissional e a desenvolver o nível de competência tão esperando pelas empresas e os recrutadores.
Mas, afinal: o que é ser competente? Competente é quem obtém resultados no menor tempo e com a menor quantidade de recursos possível. Competente também é quem multiplica conhecimento pela habilidade de realizar e pela atitude, que é o “querer fazer” algo.
Para entender melhor, selecionamos 7 itens para repensar e trabalhar se você quiser se tornar um profissional competente:
1. Determinação
O primeiro dos itens que compõem o conjunto de fatores que levam à excelência é a determinação. Definir objetivos é fundamental para mantermo-nos determinados a chegar a algum lugar. Por isso, a dica é: estabeleça metas e persiga-as.Quem não tem objetivos na vida não consegue direcioná-la, não vê sentido nas coisas.
2. Motivação
Estar motivado nos impulsiona a focar em realizações pessoais e profissionais. Na maioria das vezes, você irá recorrer a algum impulso externo para realizar alguma meta; por isso cultive sempre ambientes que possuam boas vibrações e de alta qualidade para que você possa orientar suas ideias e vontades de forma motivadora.
3. Preparo
Para se estar preparado você precisa aprender, conhecer, fazer, conviver eser. Mantenha-se sempre em atividade, conhecendo e aprendendo coisas novas para, assim, você se aprimorar e estar sempre preparado.
4. Cuidados
Um dos fatores mais importantes da competência é a boa saúde. Então,
se atente à:
- Alimentação
- Exercício
- Sono
- Stress
- Autoestima
- Objetivos
- Crenças
5. Auto-confiança
Para confiar em si mesmo, tente primeiramente se conhecer mais de modo a dominar toda a sua capacidade e tomar contato com seus limites e medos.
6. Aptidão
Desenvolva sua aptidão. Escolha o que quer fazer, e se já não for um gênio, treine muito, estude, exercite, aumente suas conexões cerebrais e transforme-se num expert.
7. Comunicação
Você quer se dar bem como profissional? Então aprenda a se comunicar! Como vivemos em grupo, sem uma boa comunicação, sem fazer com que os outros nos entendam, não chegamos a lugar algum. Além disso, a linguagem estimula o pensamento (e vice-versa), portanto é preciso praticar.
Da redação – Empregos.com.br